Redação AE Patrimônio

Conheça as vantagens e como escolher uma imobiliária parceira

Com o auxílio da internet e dos aplicativos de compra e venda, pode ser tentador colocar um imóvel para alugar em uma dessas plataformas. Afinal, o contrato é fechado diretamente entre locador e locatário, e muitas vezes nem é preciso pagar taxa alguma. Entretanto, existem diversos motivos segurança e comodidade, por exemplo para procurar uma imobiliária de confiança para alugar seu imóvel.

Com uma empresa responsável cuidando do seu imóvel, você não precisa se preocupar com os processos burocráticos, cobranças de inquilinos ou até mesmo com o anúncio da residência. Afinal, uma boa imobiliária tem uma equipe capacitada para cuidar de tudo isso.

A gente sabe que esse processo ainda gera muitas dúvidas nos proprietários de imóveis. Por isso, a AE Patrimônio elaborou um pequeno guia para colocar seu imóvel para alugar sem complicações. Continue lendo e confira!

 

Qual a responsabilidade da imobiliária?

A imobiliária é responsável por fazer a ponte entre locatário e locador. Não apenas auxiliando na parte burocrática e legislativa, garantindo direitos e deveres para ambas as partes, mas também em todas as outras etapas de uma locação. Divulgação, vistoria, visita ao imóvel? Tudo isso pode ser mais fácil com a ajuda de uma equipe capacitada em cada área.

O custo do serviço varia conforme o local, o porte da imobiliária e o tipo do imóvel. Geralmente, as taxas são muito mais altas no primeiro mês de aluguel, para cobrir as despesas com marketing e trâmites jurídicos, mas a agilidade e eficiência na locação do imóvel compensam no fim.

 

Como escolher uma boa imobiliária?

Uma boa imobiliária precisa, principalmente, de uma boa estrutura. Equipe qualificada, conhecimento de mercado, experiência e estratégias ousadas e eficientes de divulgação. Tudo isso, em conjunto, vai fazer com que seu imóvel seja alugado mais rápido e pelo melhor preço!

Sabendo disso, é hora da pesquisa. Se informe sobre o histórico da empresa, converse com outros proprietários sobre possíveis indicações e verifique a presença digital da marca. Quanto mais transparente e eficiente a empresa for, melhor será o feedback.

Ainda está em dúvida e quer saber exatamente como cada serviço oferecido por uma imobiliária pode te ajudar a alugar seu imóvel mais rápido? Sem problemas. A gente te explica!

 

Divulgação

Uma das maiores dificuldades de todo proprietário que coloca um imóvel para alugar sem o auxílio de uma imobiliária é a divulgação. Como fazer com que seu imóvel seja visto pelas pessoas, e como despertar o desejo de alugar o seu imóvel? Muitos recorrem a plataformas de compra e venda, mas esses serviços são muitas vezes limitados.

Uma imobiliária com experiência no mercado tem o know-how necessário para traçar estratégias eficientes de divulgação tanto no mundo virtual quanto em mídias offline. Portanto, se você deseja que seu imóvel tenha mais chances de ser alugado com agilidade, o ideal é buscar a ajuda de uma equipe capacitada.

 

Vistoria

A vistoria do imóvel é importante para indicar as condições antes e depois da locação, protegendo inquilino e locador de possíveis prejuízos indevidos. Nessa etapa, a imobiliária conta com uma equipe de profissionais que inspecionam estrutura, acabamentos e até mesmo mobília.

A vistoria é documentada e fica como prova do estado do imóvel na ocasião em que foi entregue ao locatário. Isso ajuda a assegurar o proprietário de que o bem será devolvido de acordo com o que estava anteriormente e exime o inquilino de possíveis gastos com reparos e desgastes caso eles já estejam presentes antes da locação.

 

Assessoria Jurídica

O contrato de locação é provavelmente o documento mais importante do processo, pois garante o cumprimento de tudo o que foi estabelecido durante o período de negociação. Quem deixa o imóvel com uma imobiliária não precisa se preocupar com isso.

A elaboração fica a cargo da empresa, que deve registrar desde a data de entrega da moradia ao inquilino até as condições de rescisão. As cláusulas precisam estar de acordo com a Lei do Inquilinato, que regulamenta o aluguel de imóveis urbanos e estabelece direitos e deveres das partes envolvidas. Além disso, todo descumprimento das cláusulas e quaisquer problemas burocráticos são resolvidos diretamente com a imobiliária.

 

Gostou do artigo e quer receber outras dicas como essa? Siga-nos em nossas redes sociais e receba nossos textos em primeira mão!

 

AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J