imagem: Freepik
A princípio essa pode parecer uma decisão simples, porém existem vários fatores que precisam ser considerados na hora de optar por um bairro. Mesmo que você vá morar sozinho, com a família, ou dividir o espaço com os amigos. Por isso, para te ajudar acertar na escolha preparamos um guia especial para você.
imagem: Shutterstock
06 fatores decisivos na hora de escolher o bairro.
Um dos aspectos mais importantes que precisam ser levados em conta no momento de escolher um bairro é a segurança que região oferece. Pesquise se as ruas e os espaços públicos são bem iluminados, se há a presença de câmeras de segurança e se a patrulhamento frequente da polícia na região.
Quanto maior a segurança, maior é a chance de você se mudar para um bairro tranquilo. Além disso, procure também conversar com os atuais moradores e seus possíveis futuros vizinhos afinal, ninguém mais indicado do que eles para falar sobre a segurança do local.
Mobilidade
Para quem vive nos grandes centros urbanos a mobilidade é outro fator decisivo na hora de escolher o bairro. Por isso, verifique as linhas de ônibus que circulam na região e como é o fluxo de trânsito nos principais horários de pico.
Deslocamentos
Leve em consideração também, os deslocamentos, a distância e a frequência deles e se isso pode ou não alterar de forma muito drástica a sua rotina. Uma das possibilidades que a mudança de residência oferece é estar mais perto do local de trabalho ou da escola dos seus filhos e Universidade.
Uma dica é descobrir com a ajuda da internet e aplicativos, o tempo necessário para se deslocar aos locais que você costuma frequentar, levando em conta se o trajeto será feito de transporte público, carro ou mesmo a pé.
imagem: Freepik
Depois de verificar se o bairro em questão oferece segurança, mobilidade e facilidade de deslocamentos, o próximo item de nosso guia é conhecer as opções de lazer que a vizinhança oferece.
Para famílias com crianças pequenas, parques e clubes próximos são uma ótima opção para passeios aos finais de semana. Já para quem é solteiro, talvez seja mais interessante morar perto de baladas ou bares.
Pesquise a infraestrutura do local
O dia a dia pode ganhar mais praticidade se o bairro contar com uma boa infraestrutura de comércios e serviços próximos. Certifique-se que a supermercados, farmácias, hospitais e agências bancárias nas proximidades de seu novo lar.
Outro ponto que precisa ser levado em conta é que caso você e sua família não possuam carro, é se apenas o transporte público atenderá às suas necessidades e se pequenas distâncias podem ser percorridas a pé ou de bicicleta.
Conheça a futura vizinhança
Por último tire um dia para conhecer a futura vizinhança para ter certeza que o bairro é o ideal, pois enquanto um boa vizinhança pode tornar o bairro ótimo para viver o contrário pode acabar se tornando um transtorno.
Lembre-se de levar em conta suas preferências pessoais. Você é do tipo de pessoa que busca uma vizinhança calma e tranquila ou prefere um lugar agitado? Observe a proximidade com os estabelecimentos comerciais e avenidas movimentadas, pois mesmo que você goste de uma vida mais agitada também vai precisar de momentos de sossego para descansar.
Esperamos que com esse guia, fique mais fácil escolher o seu novo endereço. Uma última dica é pesquisar todas as regiões que mais chamam a sua atenção e definir quais serão suas prioridades. Desse modo, como todas as informações em mãos fica mais fácil escolher o bairro certo para você e sua família.
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento