Quem já tem um imóvel quitado, pode financiar outro?
Se essa é a sua dúvida, então este post é para você! Afinal, mesmo para quem já realizou o sonho de ter a casa própria, adquirir outro imóvel seja ele para ter uma segunda fonte de renda, ou para lazer é sempre um boa opção de investimento.
Desde que o primeiro imóvel esteja totalmente quitado, você pode sim, financiar um segundo imóvel. Porém, existem algumas ressalvas que precisam ser levadas em conta, assim como é importante fazer um planejamento antes de assumir a dívida desse novo financiamento.
Por isso comece calculando o valor exato de seus rendimentos líquidos, com os valores de seus gastos mensais e o que sobra. Depois disso avalie o quando você vai poder dispensar desse valor para o pagamento do financiamento. E não se esqueça de deixar uma margem para os possíveis aumentos nas contas fixas da casa, como água e luz.
E cuidado na hora de escolher uma forma de financiamento, pois em casos como o programa Minha Casa Minha Vida, para o financiamento só pode ser solicitado por quem não possui nenhum imóvel registrado em seu próprio nome. Além disso, o imóvel só pode ser usado como moradia. Entre outras restrições do programa estão:
– Quem possui nome no Cadastro Nacional de Mutuários, o CadMut.
– Quem possui renda acima de 10 salários mínimos.
– Quem já foi contemplado por programas habitacionais, mesmo que não possua mais o imóvel ou que tenha ocorrido há muitos anos.
Ou seja, nesse caso mesmo que seu imóvel já esteja quitado, não é possível realizar um segundo financiamento.
Você pode também recorrer as instituições financeiras. Nesse caso é possível usar o seu primeiro imóvel como garantia para o novo financiamento. Mas cuidado com algumas restrições como por exemplo, caso aja a necessidade de usar o seu FGTS, o segundo imóvel a ser financiamento não pode estar localizado na mesma região do primeiro imóvel. Além disso, as regiões não podem fazer limite.
Sabemos que nem sempre o nosso primeiro imóvel é realmente o aquilo que desejamos durante a vida. Por isso antes de optar por um segundo financiamento, estudo a possibilidade de vender ou trocar o seu imóvel por um mais próximo daquilo que sempre sonhou. E seja qual for a sua decisão, avalie bem todas as oportunidade e não esqueça que tudo começa com um bom planejamento financeiro.
AE Patrimônio | O Jeito Certo de Escolher Imóvel.
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento