Entender do que se trata é ter mais segurança na hora de comprar o seu imóvel
Quando estamos conhecendo um imóvel, geralmente são usados tantos termos técnicos pelo corretor que nos são desconhecidos. Pensando nisso, nós, da AE Patrimônio, trouxemos um glossário de termos que você precisa conhecer. Acompanhe conosco e boa leitura!
SEGREDO REVELADO
Quando estamos realizando o sonho de adquirir um imóvel, por muitas vezes são falados termos técnicos que não nos fazem muito sentido. Ocorre que, no final das contas, eles podem fazer toda diferença. Vamos aos termos?
01 – ALVARÁ
É o documento emitido pela prefeitura, autorizando a construção.
02 – ÁREA COMUM
Trata-se da área que compõe o uso comum dos moradores de um condomínio, como por exemplo, espaço área de lazer, brinquedoteca, jardins, dentre outros.
03 – CONTRATO DE GAVETA
Quando um processo de compra e venda é realizado por um acordo verbal e passado para o papel, de maneira amigável e sem o registro em cartório. Daí o contrato de gaveta, pois não tem o registro legal desta compra.
04 – CRÉDITO IMOBILIÁRIO
É o crédito fornecido pelos bancos e construtoras para a compra ou construção de um imovel. O crédito imobiliário está disponível no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
05 – ESCRITURA DE IMÓVEL
É um documento necessário para adquirir uma casa ou um apartamento, pois ele oficializa a negociação juridicamente.
06 – FLAT
Em uma rápida explicação, é um prédio residencial com serviços externos, igual um hotel, algumas pessoas conhecem por apart-hotel.
07 – HABITE-SE
O documento é emitido pelo poder público municipal, após as vistorias e que constata estar o imóvel apto a ser habitado.
08 – INCORPORADORA
É a empresa ou empreendedor que faz um projeto e produção de um condomínio, se comprometendo com a entrega dos imóveis.
09 – ITBI
A sigla é referente a Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, também chamado de Imposto de Transmissão de Bens Inter-vivos em algumas regiões. Trata-se de uma tributação gerada durante a transação imobiliária. A taxa (que varia conforme a legislação estadual) é sempre cobrada pela prefeitura do município onde o imóvel está localizado e deve ser paga pelo comprador.
10 – LOFT
São projetos de pequena metragem onde existem poucas divisórias no apartamento. Em alguns lugares, é chamado de estúdio.
11 – PERMUTA
É quando há um imóvel sendo usado como forma de pagamento para a compra de outro. Basicamente, uma troca de imóveis.
12 – USUCAPIÃO
Forma de aquisição de imóvel pelo uso contínuo. Se uma pessoa ocupa uma casa ou apartamento por muito tempo, como se fosse a proprietária do bem, ela pode receber o direito de domínio sobre a construção.
Entender um pouco mais sobre os termos imobiliários vai te ajudar a ter mais segurança em conversar com um corretor e também te trazer mais tranquilidade na hora de questionar determinadas questões na hora de fechar negócio.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e continue acompanhando mais sobre esse mundo incrível dos imóveis! Se desejar, entre em contato conosco: (15) 3035-7400 ou (15) 3233-1700.
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento