Entenda como funciona o adiantamento das parcelas do seu financiamento!
Um financiamento imobiliário é um grande compromisso para qualquer pessoa. O prazo para a quitação de um imóvel pode ser de até 30 anos. Porém, com organização financeira ou com a oportunidade certa, é possível antecipar o pagamento das parcelas. Mas será que isso é vantajoso?
Neste post, a AE Patrimônio vai ajudar você a entender todos os detalhes envolvidos no adiantamento de parcelas e responder à pergunta: será que dá para ter desconto? Continue lendo e confira!
As vantagens em antecipar as parcelas
Essa prática pode ser vantajosa quando pensamos na diminuição dos juros e em liberar uma parte do orçamento. Para garantir os juros menores, entretanto, é preciso entender as condições estabelecidas por cada instituição financeira antes de financiar seu imóvel. Afinal, muitas continuam cobrando as taxas mesmo com a antecipação.
É possível ganhar desconto antecipando parcelas?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o seguinte: caso você realmente tenha interesse em pagar todas as parcelas de uma vez, os bancos são obrigados a aceitar o seu pedido. É possível que algumas instituições financeiras tentem oferecer contrapontos, já que os descontos obtidos com essa prática não são muito vantajosos para o banco. Esses descontos, na verdade, são isenções dos juros devido ao adiantamento da dívida.
Outro detalhe importante a ser lembrado é que existem taxas adicionais ao contrato que podem continuar sendo cobradas mesmo após o adiantamento das parcelas. Por isso, é necessário entrar em contato com o gerente do seu banco e averiguar todos os detalhes sobre essas taxas e sobre as vantagens existentes nos descontos do financiamento.
Mas como conseguir esse desconto?
O primeiro passo é entrar em contato com o banco para informar o seu desejo pela antecipação. Depois disso, a instituição deve realizar uma nova análise do seu perfil e recalcular as parcelas pendentes e os juros futuros.
Se optar pelo pagamento à vista, o débito pode ser quitado por meio de boleto ou transferência bancária. Se o seu financiamento pertencer ao Sistema Financeiro de Habitação, você tem outra opção: utilizar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar a dívida. O FGTS cobre até 80% do valor individual das parcelas.
Outra boa ideia é verificar as possibilidades de portabilidade. Geralmente, as instituições financeiras competem pelas “menores taxas” disponíveis aos clientes. Portanto, ao simular o adiantamento em outro banco, é possível que a nova instituição ofereça juros mais baixos para você quitar seu financiamento.
No fim, vale a pena antecipar as parcelas?
Quer uma resposta sincera? Depende. Isso porque, como mencionamos, antecipar as parcelas vai reduzir o valor dos seus juros, mas não te isenta de pagar outras taxas.
É preciso compreender que, para as instituições de crédito, é interessante manter todos os clientes fidelizados por longos períodos. Nesse caso, o financiamento imobiliário pode ser ideal, já que os parcelamentos podem chegar a 30 anos. Além dos juros, os bancos ainda cobram taxas administrativas mensais.
Ou seja, mesmo quitando o parcelamento, você ainda não se livra de algumas taxas que possam surgir ocasionalmente. E aí, o que você acha? Compensa adiantar as parcelas do financiamento? Deixe sua resposta pra gente nos comentários abaixo!
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento