A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as arte e etc.
Assim como a sua importância na história da humanidade, ela se tornou uma das peças principais para atrair clientes no mercado imobiliário, e nesse artigo iremos abordar exatamente sobre a importância de uma boa foto no mercado imobiliário.
Com o público procurando a internet como principal ferramenta para encontrar imóveis, a fotografia se tornou um poderoso instrumento para conseguir o destaque no meio da concorrência.
Uma fotografia bem tirada pode ser o fator decisivo para que um futuro cliente decida visitar um imóvel, por exemplo. Existem alguns fatores técnicos que certamente trarão um aspecto mais profissional para as suas fotografias.
A função de um planejamento de fotografia de imóveis
O primeiro ponto a se levar em conta com relação a qualquer tipo de fotografia é a pré-produção. Na fotografia imobiliária não é diferente. Se em fotos de modelos a pré-produção envolve a preparação do/da modelo e do cenário, na fotografia imobiliária o ”cenário” é o personagem principal.
Por isso, é necessário levar em conta alguns passos para preparar um imóvel que sera fotografado:
1. Planejamento é essencial
O primeiro passo a se tomar é começar o planejamento. Se planejar é essencial em qualquer atividade profissional e a fotografia só tem a ganhar com um planejamento bem feito.
Defina em que ordem os cômodos serão fotografados. Investigue como a luz do sol atinge o imóvel no horário em que você irá fotografá-lo. Defina quais cômodos precisam de mais ou menos organização ou até de reformas.
O mais importante é saber o que você terá que fotografar e não deixar nada passar. Preparar um check-list pode te ajudar muito nisso.
2. Organização pode mudar a visão do cliente
Um dos aspectos mais importantes no momento de tornar um ambiente atrativo é a organização que você consegue dar a ele. É importante que o corretor saiba observar o imóvel de maneira estratégica. Organize os ambientes da maneira que o fotografo considere que eles estejam atrativos.
Roupas no varal, louça na pia ou objetos pessoais dos donos na casa podem fazer o cliente considerar que aquele local já tem dono e não vai ser convidativo para ele. Sem contar que a organização pode ”aumentar ou diminuir” o tamanho dos cômodos da casa em uma foto.
Nem sempre vai ser possível tirar objetos ou modificar a disposição de imóveis, por exemplo. Nesses casos, veja até onde é possível organizar ou pense em ângulos e enquadramentos que não desvalorizem o imóvel.
É importante lembrar que organizar não é esconder. Se o imóvel possui falhas estruturais, você tem muito a ganhar, no que diz respeito à confiança do cliente, ao mostrar a verdade. Para evitar uma opinião completamente negativa é possível apresentar vantagens que sirvam como contrapeso as falhas, como descontos, por exemplo.
3. Luz é um diferencial
A iluminação pode tornar um cômodo muito mais atrativo e até dar a sensação de amplitude. Prefira deixar os ambientes claros para amplitude aos cômodos. Dias claros e ensolarados são mais favoráveis. Dessa maneira as fotografias vão precisar de menos retoques e correções.
Quando um cômodo for escuro, tome cuidado para acrescentar a iluminação necessária para destacá-lo. Já ambientes mais claros são mais fáceis de fotografar e podem não precisar de luzes artificiais.
Fotografias contra o sol podem resultar em fotos bonitas do céu ou por do sol, mas em imóveis elas vão tirar o destaque dos cômodos, que ficarão escuros em comparação. Novamente, se necessário, utilize luz artificial e ligue as luzes do local.
4. O ângulo faz a foto
Preste atenção para fotografar o cômodo do ângulo que o favoreça mais. Locais menores precisam de mais atenção na hora de registrar a imagem. Faça testes e escolha diferentes ângulos para ver qual deles favorecem mais cada imóvel e ambiente
Pode não parecer fácil enquadrar salas ou áreas inteiras, portanto faça diversos registros se for necessário. Não tente fazer com que tudo seja visto ao mesmo tempo, pois ele será muito importante para que a fotografia do seu imóvel atraia e conquiste seu cliente.
5. Composição é a alma de qualquer fotografia
A composição da foto é, literalmente, tudo aquilo que compõe a imagem. Na foto vai dizer respeito ao enquadramento, as paredes e janelas que aparecem e, no caso de imóveis mobiliados, os móveis.
Observe todos os elementos que estão aparecendo na imagem. Veja se eles estão agradáveis de olhar. Preste muita atenção para não cometer a falha de mostrar tudo em um imóvel só. Antes de registrar a imagem de um comodo, revise todos os elementos que estão aparecendo e veja se é dessa maneira que você deseja que o cliente enxergue o imóvel.
6. Edição
A edição de fotos será responsável pelo polimento de suas imagens e deixá-las com um aspecto profissional. Depois que você já tirou as fotos e escolheu aquelas que vai colocar em seu site e anúncios, chega a hora de editá-las.
Fotografia imobiliária: Fotos 360º
As fotos 360 se tornaram uma alternativa razoavelmente nova às tradicionais fotos de sempre. O uso dela pode dar ao cliente uma ideia ainda mais realista sobre o imóvel e proporcionar uma experiência bem mais próxima da visita, através do meio digital.
Abaixo iremos citar as principais vantagens da utilização de fotos 360º
– Oferece uma experiência de compra diferenciada;
– Melhora sua produtividade já que não precisa tirar várias fotos e depois tratar cada uma;
– Acrescenta valor à sua marca;
– Oferece um componente inovador (por enquanto) ao seu negócio. Ainda que, por hora, as fotos 360º sejam um fator inovador, não é impossível imaginar um futuro onde se torne parâmetro em sites e portais.
Existe também uma outra maneira de tour virtual onde você consegue ”passear” por todo imóvel, fazer medições e até obter plantas baixas.
De qualquer forma, com relação à tour virtual de imóveis, por mais legal que seja e inovador que pareça ser, é preciso avaliar a situação do seu negócio imobiliário.
Você pode organizar pesquisas (no Google Forms, por exemplo) para descobrir como os seus clientes reagem às fotos que você posta. A partir disso, é possível mensurar a necessidade de investir em fotos 360º.
Fotografia de glebas, lotes e loteamentos. Qual a diferença?
O primeiro ponto que precisamos falar é sobre a diferença dos 3 termos.
As glebas são pedaços de terreno que não estão alinhados e adequados às legislações federais ou locais. São portanto, pedaços de terrenos ”crus”, que vão exigir do comprador um trabalho burocrático ”extra” antes de construir ou habitar o terreno.
Já lote é como chamamos estes pedaços de terreno quando eles estão encaixados nas legislações adequadas e estão, certo modo, prontos para receberem construções, áreas de cuidado de animais ou até mesmo plantações.
Por fim temos os loteamentos, que possuem uma definição muito específica. Eles surgem a partir da divisão dos lotes em terrenos menores. Estes terrenos menores precisam se adequar aos tamanhos previstos pelo plano diretor da cidade. Além disso, a área dos loteamentos precisa receber ruas e precisa ter espaços públicos, entre outras exigências previstas em lei.
A fotografia imobiliária aplicada em lotes e loteamentos
Assim como qualquer fotografia imobiliária, quando fotografando terrenos é necessário pensar em alguns detalhes que valorizem o imóvel.
A fotografia de imóveis em si já possuí suas dificuldades, e precisa ser aprimorada com tempo e prática. Já a fotografia de terrenos precisa ser alem de bonita, interessante. É preciso tonar o terreno, que é um lugar comumente vazio e desinteressante, interessante.
Escolha os ângulos corretos
A escolha do ângulo da foto é muito importante. O ângulo vai interferir, e muito, na visão que as pessoas terão do terreno.
O interessante é escolher ângulos que mostram os atributos do terreno que realmente podem interessar os compradores. Por isso evite elementos que não são interessantes e que não vão interferir na experiência do comprador.
Cuide da Composição
Todos elementos que aparecem em uma foto formam a sua composição. Por isso, quando pensando nos ângulos para as fotos, leve em consideração o céu, a iluminação, o estado do terreno. Arrume, limpe e organize o que for possível.
Se o terreno possuir uma vista, tire fotos que a mostrem
Se os fundos do terreno não forem bonitos, considere fotografar de trás para frente, ou para os lados. O importante é que toda a imagem fique bonita, e não apenas o terreno.
Mostre as características físicas do terreno
O terreno possuí um declive? Ou uma elevação? Esses são detalhes do terreno que podem influenciar em futuras construções no terreno e que vão ser de interesse dos compradores (que são nosso foco)
Novamente, nunca se esqueça da composição. Quando for mostrar estes elementos, pense também no fundo da imagem e em todos elementos que vão aparecer, para que a foto fique bonita.
Mostre a vizinhança
Quando vendendo um terreno, uma ótima ideia é mostrar a vizinhança. Tanto as casas como as ruas podem ajudar a mostrar qual o ”clima” da região.
Mostre também parques e áreas de lazer das redondezas. Áreas de compra também podem ser mostradas. A ideia é valorizar a vizinhança, com imagens, e vender, junto com o terreno, um estilo de vida.
Invista em imagens aéreas
Imagens áreas são uma boa maneira de mostrar o tamanho e formato do terreno. Além disso, elas também ajudam os compradores a entenderem melhor a vizinhança.
Estas fotos podem ser facilmente tiradas com a ajuda de um drone, por exemplo. Mas, se você não tiver um drone a disposição, pode usar imagens do Google Maps (Se elas estiverem atualizadas).
Tire muitas fotos, destaque as melhores
Faça fotos que deem conta de todos esses elementos que foram pautados. Mostre a vista, a vizinhança, as características físicas do terreno e a visão aérea. Selecione a melhor foto de cada um destes elementos e divulgue no site.
Contudo, é um processo comum na fotografia imobiliária ter que selecionar uma foto que será a ”capa” do anúncio. Em alguns casos, é possível que o cliente nem sequer abra o link do terreno se a imagem inicial não for favorável.
Por esse motivo, selecione a foto mais bonita e favorável para colocar como foto principal do anúncio online. Se o terreno possui uma vista bonita, selecione uma foto que a mostre.
Coisas para se evitar
Pode parecer obvio, mas não coloque fotos da vizinhança com principais. Elas podem existir no miolo do anúncio mas nunca no início;
Um erro comum quando se trata de fotografia de lote, loteamentos e terrenos no geral, é mostrar elementos demais. Você não precisa documentar toda árvore ou pedra do terreno;
Evite colocar fotos feias, por mais que elas mostrem partes interessantes do terreno. Se você não tem como tirar outra foto, descreva a parte interessante no anúncio. Uma foto feia pode tornar uma parte interessante em um ponto negativo na mente dos compradores que ainda não visitaram o terreno.
As fotos boas vendem mais
Lembre-se que o principal objetivo da fotografia imobiliária é vender imóveis. Se possível, invista em equipamentos adequados para deixar essas fotos mais profissionais.
Se isso não for possível, use seu celular e siga todas essas dicas. Além disso, pesquise mais sobre fotografia em geral, em especial o que diz respeito à iluminação e composição.
Lembre-se de mostrar tudo que o imóvel é, seus atributos, sua vizinhança, vista, sem iludir os compradores. Ainda assim, invista em ângulos e composições que o valorizem. Com fotos de qualidade você se destaca e melhora suas vendas. Então, coloque a mão na massa e não fique pra trás.
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