Fazer uma reforma em nossa casa nunca foi uma tarefa fácil e prática, é algo que demanda muito tempo, esforço e paciência, mas no final tudo vale a pena. Até porque, quem compra um imóvel, já quer deixá-lo com a sua cara, seja mudando as cores dos cômodos, trocando alguns acabamentos, modificando o layout, colocando alguma decoração, e por aí vai.
No entanto, se você organizar as prioridades, será mais fácil o andamento e com mais rapidez irá terminar a obra. Confira algumas dicas de como encarar esse processo e torná-lo mais prático em sua execução:
• Planejamento é essencial, tanto para sua obra quanto para seu bolso:
Esse processo de planejamento não se resume a comprar material, contratar prestadores de serviço e esperar que dê tudo certo, tudo dentro do orçamento. O ideal é ter cada material especificado, modelo definido, quantidade certa.
Embora bem trabalhoso, é um processo que pode determinar o decorrer da sua obra, tanto na hora de escolher os melhores preços, como também filtrando o que será necessário, evitando gastos e preparando para quaisquer imprevistos.
Tenha sempre uma planilha para acompanhamento.
• Procure profissionais com antecedência:
Se você deseja fazer uma lareira naquele cômodo que dará um excelente visual e será muito bem utilizada nos dias mais frios, deve-se planejar em pleno verão. Assim também como uma piscina para os dias de calor, deve-se planejar no inverno.
Para que tudo ocorra conforme suas necessidades, existem segmentos específicos e empresas especializadas para atender cada uma de suas necessidades, o que resultará em tranquilidade e mais tempo disponível no seu dia a dia.
Com esse tempo disponível, podemos buscar referências, analisar os portfólios dos profissionais contratados e ter mais precisão para decidir.
• Faça um cronograma de reforma:
Tudo que tem ordem, se torna mais fácil, e isso se torna válido também em nosso processo de reforma. Quando começar, quanto tempo irá durar.
Por mais simples que as obras possam ser, evite começa-las no final do ano. Embora o 13º facilite na hora da compra, as empresas deixam de receber novidades entre novembro/dezembro e os preços não são muito baixos.
Outra dica importante é: Verão/Primavera é tempo de muita chuva, logo os acabamentos, massas e cimentos demoram mais para secar, correndo o risco até de perder todo o serviço caso fiquem expostos. Obras externas devem ser evitadas.
O imóvel que você tanto sonhou pode não vir da maneira que você queria exatamente, mas com uma pequena obra ele pode se tornar muito melhor.
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento