Redação AE Patrimônio

Criatividade, beleza e economia em alternativas sustentáveis

Durante os últimos anos, diversos movimentos surgiram para conscientizar e solucionar problemas de preservação ambiental e sustentabilidade em geral. Com aquecimento global e catástrofes climáticas acontecendo em diferentes partes do mundo, é natural que essa tenha se tornado uma preocupação para todos nós.

 

A arquitetura sustentável é um ótimo exemplo desses movimentos. Através de diversos projetos relevantes, é possível perceber como arquitetos no mundo todo estão buscando alternativas mais sustentáveis para a estrutura e funcionalidade de seus projetos. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com 4 projetos de arquitetura sustentável que, com certeza, vão te inspirar. Continue lendo e confira!

1. Family Box, China

Uma mistura de playground e jardim de infância, a Family Box é uma construção que questiona o modo como a educação infantil é tratada por pais e professores na atualidade. Lá, além de aulas tradicionais, os estudantes aprendem diversas atividades diferentes como artesanato, culinária, balé, música, natação e muito mais!

 

A estrutura é organizada em salas parecidas com caixinhas furadas. Essas salas seguem a perspectiva das atividades realizadas ali dentro e a escala ideal para as crianças. Enquanto isso, os pais podem observar todas as atividades nas outras caixas devido ao design.

 

A parte mais legal? A Family Box foi construída em meio à natureza sem causar nenhum prejuízo ao meio ambiente. Além disso, a arquitetura prioriza a luz natural, para reduzir o consumo de energia elétrica.

2. Casa Green Screen, Japão

Os jardins são uma ótima forma de manter o contato com a natureza e tornar toda casa um pouco mais sustentável. Na fachada da Green Screen, por exemplo, existe um grande painel de plantas que tem uma função muito mais legal e sustentável do que apenas “decoração”: ele atua como um controlador térmico!

 

Assim, não há necessidade de investir em um ar-condicionado — que além de gastar muita energia, é considerado um poluente atmosférico.

3. Casa Folha, Rio de Janeiro

Localizada em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, a Casa Folha tem seu design inspirado na forma como os indígenas construíam seus lares. O nome é uma referência ao seu belíssimo telhado em formato de folha.

Toda a arquitetura foi pensada para aproveitar a ventilação e iluminação natural, além de utilizar materiais sustentáveis e que ajudam no controle térmico do ambiente. A Casa Folha também tem um sistema próprio de aproveitamento da água da chuva, o que é sempre bom para o meio ambiente.

4. A Casa Sem Tijolos, Curitiba

Casas sem tijolos não são uma novidade. Afinal, casas de madeira, barro e até gesso já existem há anos. Essa construção, entretanto, é uma alternativa sustentável e leva muito menos tempo para ficar pronta do que uma casa de alvenaria.

 

A casa é feita com madeira autoclavada de reflorestamento, com isolamento térmico de lã de vidro ou garrafas PET. Optar por esses materiais diminui o resíduo das obras em 80%, ajudando a reduzir a emissão de gás carbônico. 

 

Em Curitiba, já foram construídas 300 casas com essa tecnologia eco-friendly e o projeto faz parte do “Minha Casa, Minha Vida”.

 

Gostou dessas ideias? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e inspire outras pessoas a serem mais sustentáveis!

 

AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J