Saiba quais os fatores que impactam a valorização de um imóvel e o torna mais atrativo
Transações de compra e venda de um imóvel exigem bastante atenção. Tanto vendedor quanto comprador precisam ter muita atenção e conhecer os fatores que impactam a valorização de imóveis. Dessa forma, evita-se arrependimentos e fica mais fácil realizar um bom negócio.
Entendendo quais são esses pontos, a pessoa que deseja vender o bem consegue fazer as modificações necessárias e deixá-lo mais atrativo. Já no caso do comprador, ele saberá o que avaliar antes de efetivar a compra.
Pensando nisso, listamos cinco coisas importantes que você deve saber sobre a valorização de imóveis. Acompanhe!
Documentação em dia é essencial
Um dos aspectos mais importantes de se avaliar em um imóvel é a condição de documentação. Se você está para vender, deve deixar em dia todos os documentos, pois isso tornará o imóvel mais bem-visto.
Já para quem vai comprar, é preciso observar se toda a papelada está de acordo e, ainda, se não há pendências na prefeitura ou impostos em atraso.
A localização faz muita diferença
Algo muito importante e que é uma das características mais consideradas na valorização de imóveis é a sua localização. O bairro ou condomínio onde o imóvel está é fator determinante para definição do seu preço.
Uma boa infraestrutura, segurança, serviços e facilidade de acesso são alguns dos itens que tornam a localidade mais interessante, principalmente para quem busca qualidade de vida.
A estrutura da residência tem grande impacto
Tamanho do imóvel, quantidade de cômodos, tipo de acabamento, entre outros fatores, são itens que merecem bastante atenção, pois são fundamentais na valorização do bem.
Essas características, quando são de qualidade, fazem com que o imóvel se torne mais procurado e, consequentemente, tenha seu preço mais valorizado. Ou seja, ter um imóvel com uma boa estrutura é um ótimo negócio.
A taxa Selic influencia a valorização
Selic é a taxa básica brasileira — ela pode sofrer alterações para mais ou para menos, conforme direção do Banco Central. Quando essa taxa aumenta, os juros de financiamento também ficam mais altos. Com isso, os imóveis ficam mais caros e diminui a procura.
Dessa forma, aproveitar para comprar um imóvel enquanto a taxa Selic está mais baixa é uma alternativa interessante para pagar um bom preço e garantir que o bem será valorizado no futuro.
Simples ações podem transformar o imóvel
Por fim, algumas práticas para ganhar mais valorização são aquelas que dão uma renovada no imóvel, como consertos, pintura, troca de pisos desgastados, repaginada na fachada, entre outros.
Além disso, a realização de uma boa limpeza, com higienização completa, e uma bela decoração são ações que garantem uma boa impressão na hora que o futuro comprador conhece o imóvel.
Alguns fatores são essenciais para que um imóvel seja mais atrativo e com bom valor. Atentar a isso, com certeza, ajudará você a tomar uma ótima decisão.
Quer aprender mais sobre valorização de imóveis e outros assuntos como esse? Assine nossa newsletter agora mesmo!
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento