O cotidiano anda cada vez mais corrido, não é mesmo? São tantas atribuições e tarefas a serem cumpridas que se faz necessário reservar momentos de relaxamento e diversão. Com a família ou com os amigos, fazer ecoturismo é uma excelente forma de respirar e ter momentos incríveis de descontração.
Pensando nisso, nós, da AE Patrimônio, listamos logo abaixo 5 belos locais para ecoturismo em Sorocaba e região. Acompanhe com a gente!
1. Parque Estadual Carlos Botelho
Localizado na Serra de Paranapiacaba, o Parque Estadual Carlos Botelho compõe uma das maiores continuidades de Mata Atlântica do mundo. Abriga florestas densas, em que se destacam espécies como palmito-juçara, canela e jequitibá, com estado de alto nível de preservação.
Curiosidade importante: o Parque Estadual Carlos Botelho foi reconhecido como “Sítio do Patrimônio Mundial Natural”, pela UNESCO.
A sede do parque localiza-se em São Miguel Arcanjo, mas a área de preservação é dividida em dois núcleos, sendo o primeiro da supracitada cidade e o segundo, de Sete Barras.
Pelo parque, o visitante tem a possibilidade de fazer a trilha das Bromélias e a da Canela. Essas são fáceis, ideais para os amantes de fotografia e aos que desejam relaxar. Detalhe: não precisam de guia, ou seja, são autoguiadas. Você pode optar entre as outras 12 trilhas, fora os ciclorroteiros para off-road.
2. Floresta Ipanema
Abrangendo Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, estando a 120 quilômetros da cidade de São Paulo, a Floresta Ipanema é uma ótima opção para passeios ao ar livre e aos que desejam aproveitar a Mata Atlântica sem ir muito longe.
A Floresta Nacional de Ipanema abre de terça a domingo, com entrada das 8h às 16h e saída até às 17h, para visitas espontâneas, visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendadas.
Trilhas autoguiadas x trilhas com guia
É importante saber que há 2 opções de passeios aos que buscam trilhas. As trilhas autoguiadas — que são as que você pode ir seguindo as placas, sem a necessidade de guia. Entre elas estão: as trilhas do Monumento a Varnhagen, a Trilha do Sítio Histórico e a da Vila de São João de Ipanema.
Agora, para conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal é obrigatória a contratação de um guia autorizado pelo ICMBio, já que ficam em áreas classificadas como Zona Primitiva e de dificuldade média.
O local não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Esse serviço é adicional (independentemente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas.
3. Legado das Águas
Essa opção é para aqueles que querem ir mais longe. As trilhas fechadas em meio à Mata Atlântica do Legado das Águas são uma ótima pedida para os trilheiros mais experientes.
O local é um complexo com diversas atrações de lazer na natureza em Tapiraí. Mantido e administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e Votorantim S.A, o Legado das Águas reúne atrações que vão desde expedição mirim para as crianças, bicicletas, astro experience até canoagem noturna.
Os visitantes podem escolher três opções de trilhas: a Trilha Copaíba Mirante do Sinal, Trilha Copaíba-Prainha, Trilha Cachoeira Dezembro.
4. Morro do Saboó
Considerado o ponto mais alto de São Roque, em dias de céu limpo, é possível avistar até a cidade de Sorocaba, a 40 quilômetros de distância, com os seus 1.000 metros de altitude. A trilha para alcançar a vista é de nível fácil, porém íngreme.
Embora o Morro do Saboó seja localizado em propriedades privadas, o local é aberto ao público gratuitamente.
5. Floresta Cultural
A área preservada no Parque Três Meninos, que luta para permanecer intacta, ganha visibilidade como Floresta Cultural. O nome foi dado por guardiões e ativistas da comunidade do bairro que lutam pela preservação da mata e olhos d’água da reserva para transformar a área no “Parque Florestal 3 Meninos”.
Todo o trabalho é facilitado por meio da ONG Guardiões da Floresta, que iniciou com Helder Antônio Frezza, especializado em agrofloresta, e uma equipe de profissionais capacitados.
Além do trabalho burocrático, o grupo já sinalizou algumas trilhas da área com placas para os visitantes, criou uma horta comunitária e eventualmente realiza eventos educativos e culturais.
Para chegar até uma das vistas mais belas da Floresta Cultural é necessário pegar uma trilha de cerca de 40 minutos, de nível fácil, com certa inclinação a partir da entrada, na Rua Antonio Arrojo Peres, 530.
Além dessa, é possível também conhecer o Mirante da Floresta, localizado na Rua Belmira Loureiro de Almeida, altura do número 1.215.
Fazer ecoturismo também é cuidar da saúde!
Agora que você sabe desses lugares maravilhosos para ecoturismo em Sorocaba e região, faça uma pausa na rotina e aproveite toda essa natureza que se encontra à inteira disposição. Aproveite e visite nosso site para conhecer imóveis próximos às localidades!
Entre em contato conosco: (15) 3035-7400 ou (15) 3233-1700
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento