Saiba como evitar erros básicos que podem prejudicar sua carreira no mercado imobiliário.
O crescimento profissional de um corretor de imóveis é muito particular. Cada um se desenvolve de uma forma diferente e aprende com as experiências adquiridas ao longo do caminho. Entretanto, existem alguns cuidados necessários para garantir um atendimento de qualidade e não se prejudicar no mercado imobiliário.
Para ajudar você a entender melhor, a AE Patrimônio elaborou este artigo com 5 erros que um corretor imobiliário jamais deve cometer em sua carreira. Continue lendo e confira!
1. Desistir após o primeiro erro
Ser corretor de imóveis é sinônimo de determinação e jogo de cintura. Dessa forma, é essencial ter profissionalismo para lidar com resultados negativos. Você atenderá diversos clientes diariamente e muitos deles não vão fechar uma venda ou aluguel. É preciso continuar com seu objetivo em mente e aprender com os erros, adaptando esse aprendizado nas interações com novos clientes.
Isso faz parte da jornada de todo corretor imobiliário e ajuda você a ser um profissional melhor e mais preparado.
2. Não saber ouvir
Saber ouvir é uma das principais qualidades de um bom corretor de imóveis. Afinal, é preciso estar presente e atento para compreender os desejos e necessidades do seu cliente já no primeiro contato. Ao ouvir o que seus clientes têm a dizer, você consegue fazer perguntas pertinentes que te ajudem a solucionar os problemas deles.
Dar uma resposta rápida e eficiente para os questionamentos dos clientes pode destacar você entre os outros corretores e agilizar o processo de venda ou aluguel.
3. Pressionar demais
Muitas vezes, no desejo de fechar um negócio com mais agilidade, corretores menos experientes pressionam seus clientes. Apesar de comum, essa prática é extremamente contraproducente, já que resulta muitas vezes na desistência da compra.
Todo corretor precisa compreender que comprar ou alugar um imóvel é uma decisão importante e um compromisso sério. Dessa maneira, é natural que muitos clientes não queiram tomar decisões impulsivas e precisem de um tempo para considerar as opções.
O ideal é estar pronto para sanar quaisquer dúvidas do cliente com um bom atendimento e entrar em contato apenas quando necessário.
4. Não se manter informado
O mercado imobiliário está sempre em mudanças — novos imóveis, novas formas de pagamento, oportunidades relâmpago, entre outros. Então, é de extrema importância que o corretor de imóveis mantenha-se atualizado sobre todas as alterações legislativas e oportunidades de negócio.
Ter um bom conhecimento sobre essas informações pode te direcionar para o cliente certo e te dar maiores ferramentas para convencimento na decisão de compra. Saber sobre esses dados também indica que você é um profissional interessado e comprometido com o que faz, e deseja oferecer um atendimento de qualidade.
Além disso, a versatilidade e o conhecimento para falar sobre outros tópicos não relacionados ao mercado imobiliário ajudam a ter uma conversa mais fluida e descontraída com seus clientes. É importante também você ser natural e fluente no que vai explanar, evitando ações mecânicas, como informações decoradas.
5. Omitir informações importantes
Ressaltar as qualidades de um imóvel na hora de realizar uma venda é uma técnica eficaz de chamar atenção, e muito utilizada por todo corretor. Entretanto, isso jamais deve ocorrer de maneira a omitir informações do cliente.
Se um imóvel tem algum problema, seja estrutural, seja de documentação, é extremamente importante informar seu cliente para que ele não tome uma decisão equivocada. Nesses casos, mesmo que você consiga fechar negócio, será lembrado sempre como um profissional desonesto.
Priorize um atendimento transparente e verdadeiro. Talvez ele não feche negócio desta vez, mas você ficará com uma boa reputação e será lembrado para uma próxima.
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