Quando vamos escolher o nosso apartamento dos sonhos, uma dúvida muito presente é qual a metragem ideal para suprir as nossas necessidades. Está pensando em comprar apartamento grande ou pequeno? Visando auxiliá-lo a fazer a melhor escolha, nós, da AE Patrimônio, trouxemos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Qual o tamanho certo de apartamento
Quando estamos à procura de um imóvel para comprar, várias opções com metragens diversas são apresentadas. Porém, é preciso analisar com calma e entender quais as suas necessidades de agora e seus planos para o futuro. O tamanho do apartamento influencia diretamente na sua rotina e na sua qualidade de vida. Portanto, é preciso entender o seu uso, quantidade de pessoas e quais as vantagens que cada opção te oferecerá.
O que analisar antes de escolher
Com tanta variedade de apartamentos disponíveis no mercado, entender qual a sua realidade hoje e qual seu planejamento para os próximos anos tem um peso considerável na hora de escolher o tamanho do imóvel.
Vamos avaliar alguns cenários:
- Tamanho da sua família – Existem famílias de todos os tamanhos e esse é o primeiro indicador a ser levado em consideração. Serão 2 moradores? De 3 à 4 filhos pequenos? Filhos adolescentes, uma pessoa de idade? Tudo isso conta na hora da escolha.
- Rotina do apartamento – Em dias atuais, o home office está presente em muitas empresas. Então, o espaço deve ser pensado para comportar um escritório, por exemplo. Ou então, uma família que pouco fica em casa.
- Pets – Os nossos animais de estimação também fazem parte da família, não é mesmo? Com isso, eles também têm que ser lembrados. Afinal, podem precisar de mais ou menos espaço para se sentirem acolhidos e seguros.
- Morar sozinho – Muitas vezes, o primeiro apartamento é para iniciar a vida sozinho e, assim, conquistar a liberdade que tanto busca. Então, nesses casos, o espaço não precisa ser tão grande. Até pelo fato de que, morando sozinho, tudo será feito por apenas uma pessoa e a manutenção diária deve ser otimizada.
- Comprar para alugar – Alguns investidores buscam apartamentos como uma forma de investimento e deixá-los alugados gerando uma renda extra, que nesses casos podem ser de diversos tamanhos.
Apartamentos pequenos são uma tendência do mercado
Conforme a enorme demanda por apartamentos nos últimos anos, as grandes construtoras e incorporadoras têm apostado em apartamentos pequenos. O aumento das tecnologias, modernizações, espaços corporativos compartilhados (coworking), áreas de lazer dos condomínios e altas cargas de atividades fora de casa, a tendência do mercado tem sido por apartamentos cada vez menores e mais otimizados. Uma grande tendência na busca por apartamentos, tanto para moradia quanto investimentos, são os estúdios de baixa metragem e geralmente muito próximos a centros comerciais. Assim, facilitando a vida de quem precisa morar perto do trabalho. Mas sempre é preciso entender a sua necessidade e pensar no futuro.
Assine nossa newsletter e continue acompanhando mais sobre o setor imobiliário! Se desejar, entre em contato conosco: (15) 3035-7400 ou (15) 3233-1700.
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento