Mudar de uma cidade para outra implica resolver diversos aspectos, e decidir outros tantos. Veja, agora, quais são esses pontos a se considerar.
Muitas vezes é preciso ir longe para acompanhar o ritmo das transformações que ocorre diariamente no mundo. São diversos acontecimentos inesperados, até mesmo mudanças de cidade.
Quando isso acontece de surpresa, pode não haver tempo para providenciar tudo com tranquilidade. Nesse momento, é preciso respirar fundo e se programar de modo a resolver os diversos aspectos ligados a essa mudança.
Sabemos que largar pra trás pendências tende a ser mais trabalhoso do que as resolver. Para saber quais pontos prestar atenção na hora da mudança, acompanhe que iremos destacar esses pontos.
Cancele as contas e serviços do antigo endereço
Nada de começar vida nova sem antes solicitar o cancelamento dos serviços que estão ativos no endereço atual. Isso inclui as contas básicas do imóvel que você mora, como água, luz, telefone, entre outros fornecimentos.
Lembre-se que não formalizar o cancelamento dessas contas vai ocasionar sua continuidade. Assim, mesmo que você não utilize dos benefícios, vai precisar pagar por todo o período em que forem disponibilizados.
Busque por empresas especializadas em mudanças
Para garantir que os seus pertences chegue intactos na nova casa ou apartamento, se torna valioso a ajuda de um profissional para isso. Então procure cotar custo da mudança em transportadoras experientes e com boas avaliações.
Faça vários orçamentos, peça a descrição dos materiais e da mão de obra incluso nos valores. Afinal, na comparação, nem sempre o mais em conta é o mais vantajoso.
Entenda o que você precisa realmente levar ou desapegar
Viu que a mudança de cidade vai demandar pagar uma exorbitância pelo transporte das mobílias? Então desapegue do máximo de objetos que for possível! Dessa forma, você consegue tornar a sua mudança mais simples. é até mais barata.
Para tal, verifique os pertences que são indispensáveis levar com você. Os demais itens devem ser destinados a virar desapego e serem convertidos em quantia extra. Aí é só anunciá-los para venda e, depois, usar os valores obtidos para ajudar nos custos da mudança.
Pesquise sobre a nova cidade e os bairros
Chegar a uma nova cidade fica mais fácil quando se conhece as suas especificidades. Por exemplo, é muito importante saber os perfis dos bairros, quais recursos e lazer eles oferecem, e assim por diante.
Isso vai dar a você os necessários subsídios para perceber qual lugar irá de encontro ao seu estilo de vida. Com isso, será simples evitar enganos que podem atrapalhar a sua experiência de moradia na nova cidade.
Muitas pessoas, na hora de se mudar, acabam indo para um lugar mais em conta por acharem que estão fazendo um bom negócio. Entretanto, é importante tomar muito cuidado com essas escolhas. Analisar o bairro escolhido é fundamental, assim como verificar o índice de criminalidade da região.
Dessa forma, escolher o mais barato não necessariamente vai ser o melhor, assim como pode não ser o pior. É importante sentir-se seguro no lugar em que você vai morar.
Conhecer sobre a infraestrutura da cidade
É importante procurar conhecer a infraestrutura da cidade, a fim de evitar choques muito drásticos, o que poderia ser prejudicial para quem está acostumado com a calmaria ou com o agito.
Por exemplo, imagine alguém saindo de São Paulo e indo morar em uma cidadezinha do interior de Minas Gerais. É uma mudança realmente muito drástica e a adaptação pode ser mais complicada e gerar inúmeros transtornos.
Contudo, a boa notícia é que muitas cidades – até mesmo distantes das capitais – estão se modernizando. A própria construção de shoppings torna possível a disponibilidade de vários serviços, como cinemas, bancos e diversos tipos de lojas, além de aquecer a economia local e gerar empregos.
O mais importante é, se você perceber que vai ter dificuldades com a adaptação, tenta escolher uma cidade que ofereça, ao menos, algo parecido com o que você está acostumado para evitar dificuldades.
Procure seu novo lar em um portal de anúncios
Encontrar a casa ou o apartamento que melhor atenda às suas necessidades de praticidade e conforto requer usar a ferramenta certa. Utilize, então, em suas buscas, as funcionalidades de um portal de anúncios.
Para isso, a pedida é acessar o portal da AE Patrimônio, referência nacional em ofertas de imóveis, onde estão as melhores oportunidades para quem busca pelo lar ideal.
A atitude de turbinar a sua busca pelo novo imóvel vai resultar em uma diversidade de casas e apartamentos. Daí é só marcar as visitas ou entrar em contato com o anunciante por telefone, tratar os detalhes da locação ou compra, e aproveitar muito a sua mudança de cidade.
Ah, e lembre-se também de visitar os lugares movimentados da localidade e se socializar sempre que tiver tempo. Afinal, nada como fazer amizades para sentir realmente em casa.
Explorar o mercado de trabalho da cidade
Se você não estiver mudando de cidade por conta de trabalho, analisar o mercado é de suma importância, afinal, você vai precisar de um emprego uma hora ou outra.
Você pode, por exemplo, abrir um negócio, mas para isso é preciso fazer pesquisas para saber se a cidade precisa da sua ideia ou do seu empreendimento. Pensar em uma maneira para se sustentar é fundamental e saber disso antes de se mudar, também.
Caso você já tenha profissão, vale estudar se o mercado de trabalho oferece vagas para a carreira que você pretende seguir. Todavia, mesmo que isso não seja possível, vale refletir se não compensa mudar de área para ganhar novas oportunidades.
Escolha o que fazer com os móveis
Você pode decidir se vai transportar seus móveis ou vendê-los para comprar outro na nova cidade. Talvez você pense que essa decisão seja fácil, contudo, muitas pessoas têm dificuldades na hora de escolher entre transportar a mobília ou vender e comprar uma nova.
Isso porque, em uma mudança, os móveis geralmente se desgastam e podem até ficar inutilizáveis quando isso já foi feito mais de uma vez.
Além disso, o valor cobrado para transportar os móveis, dependendo da distância a ser percorrida, pode ser muito alto e inviabilizar a contratação desse serviço. Assim, caso as chances de tomar prejuízo forem evidentes, vender os móveis antigos e comprar uma mobília para sua residência será uma boa escolha.
Observar as opções de lazer na cidade
Observar as opções de lazer que a cidade oferece é muito importante para escolher o melhor local para morar. Há cidades que não oferecem muitas opções culturais, bem como não apresentam quadras de esportes e academias, o que certamente não é adequado para quem gosta de praticar exercícios ou assistir a espetáculos como teatros e concertos.
Para não ter maiores problemas, é útil pesquisar o mapa turístico da cidade pretendida, de modo que você conheça as atrações que o município oferece aos seus habitantes. Outra dica interessante é buscar essas informações nas redes sociais, pois quase sempre é possível encontrar imagens de visitantes nesses locais.
Estudar sobre o custo de vida
É fundamental antes de mudar de cidade, avaliar o custo de vida do local onde você pretende morar. Por exemplo, existem regiões onde os alimentos são mais caros, talvez por não existirem muitas opções de supermercados.
Da mesma forma, os gastos com educação costumam variar bastante de cidade pra cidade. Em lugares onde não há escolas ou faculdades, quem estuda acaba tendo despesas extras para estudar longe de casa.
Assim, é aconselhável analisar se o custo de vida na cidade onde você pretende viver é adequado para a sua realidade. Para isso, é interessante também fazer comparações, pois mesmo que alguns preços não estejam dentro do esperado, outros podem estar mais baratos, o que equilibra as despesas e favorece o seu orçamento.
Prepare-se para imprevistos
Mesmo com planejamento e com pensamentos positivos, imprevistos fazem parte da vida, e podem acontecer muito mais quando você decide mudar de cidade. Aliás, isso é ainda mais marcante para quem deixa a casa dos pais e passa a viver por conta própria.
Inúmeros problemas podem ocorrer, desde um eletrodoméstico quebrado e que você não sabe onde levá-lo para consertar, até dificuldades de adaptação e para fazer novos. Pode ter certeza de que as responsabilidades aumentarão de forma considerável!
E como lidar com todas essas questões? Uma boa dica é diminuir as expectativas exageradas sobre a mudança, colocar os pés no chão e mão na massa quando preciso, além de, aos poucos, montar uma lista de contatos de serviços que pode precisar – chaveiro e encanador, por exemplo.
Outra recomendação importante é manter a calma e a cabeça fria, independentemente do tamanho do imprevisto. É claro, isso se aprende com o tempo, mas é bom já estar preparado.
Planeje-se financeiramente
Por falar em imprevisto, planeje-se financeiramente para evitar dividas. Mudar de cidade implicá em uma série de gastos que vão muito além da mensalidade da Netflix ou de outros serviços.
Pense, por exemplo, quanto será necessário, por exemplo, quanto será necessário pagar para transportar roupas, objetos pessoais e a mobília para o seu novo lar. Por outro lado, quem for mobiliar do zero precisa considerar o valor dos móveis para casa e dos principais eletrodomésticos, como fogão, máquina de lavar e geladeira.
Também coloque na ponta do lápis quais são os novos gastos básicos considerando os valores praticados na cidade escolhida. Aluguel, condomínio, água, energia e internet são alguns dos principais e que chegam todo mês! Mesmo quem divide apartamento precisa cobrir esses custos.
Além disso, considere ainda a reserva de emergência necessária para se manter, especialmente caso perca o emprego. Antes de mudar, uma boa dica é guardar um valor que cubra todas suas despesas básicas por um período entre 3 e 6 meses.
Levando em conta todos esses aspectos e planejando, sempre com bom senso, os próximos passos, certamente você conseguirá se dar bem em qualquer lugar que decida viver. E lembre-se ainda de que a experiência pode ser bastante enriquecedora.
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento