A necessidade de adaptação fica cada vez mais evidente em quase todos os nichos de mercado, inclusive os mais tradicionais. Com isso, o mercado imobiliário também é afetado e cobrado por mudanças e ”descomplicações” por meio de ferramentas tecnológicas.
Inovar em um segmento conhecido pela burocracia e por processos engessados não é a missão mais fácil do mundo. Por outro lado, ainda há também uma resistência por parte do púbico, que pensa que o que torna os processos seguros são as burocracias.
Então, é papel do mercado imobiliário se reinventar sim, porém também é dever educar o público para isso. Afinal, de nada adianta disparar uma tecnologia que ninguém sabe usar, esse é o verdadeiro sentido de democratizar o mercado.
Presença nas redes sociais
Por mais que a sua marca já seja conhecida, hoje é imprescindível que ela também se estenda ao ambiente digital, não só por meio do seu site, mas também com interações e engajamentos nas redes sociais.
Lembre-se que uma boa presença nas redes, pode te transformar em uma referência. Por isso, se atente bastante a produção de conteúdo para redes sócias, a frequência e a qualidade desse conteúdo.
Benefícios para os clientes:
- Acompanhar o posicionamento da marca
- Criar uma intimidade para além do produto/serviço
- Saber se os valores da marca condizem com os seus
Benefícios para a imobiliária:
- Conhecer melhor o seu público-alvo por meio de engajamento
- Criar relacionamento
- Fortalecer identidade da marca no ambiente digital
- Transmitir os valores da empresa por meio da identidade visual e do tom de voz da comunicação
Se você respondeu que procura o nome no golpe, entende a importância de ter um site que seja completo.
Completo quer dizer que o seu site precisa ser fácil de navegar, conter as informações que o cliente quer e precisa saber e por último, mas não menos importante, ser responsivo para mobile.
Benefícios para os clientes:
- Autonomia (acesso a informações necessárias sem contato direto)
- Facilidade (conhecer as ofertas direto da tela do celular)
- Compartilhamento por link
- Salvar nos sites favoritos para não perder a oferta
Benefícios para a imobiliária:
- Gerenciar tráfego
- Analisar métricas para otimizar o site
- Ter acesso a dados de navegação
- Facilidade em conversão em estratégias de marketing digital
Atendimento virtual
O atendimento virtual é essencial. Com a dinâmica implantada principalmente pelo WhatsApp, os clientes tendem a rejeitar empresas que demoram para responder o interagir. Por isso, é importante montar um processo de atendimento que consiga responder o contato o mais breve possível.
Além disso, o atendimento pode contar também com ferramentas digitais para personalizar e encantar o cliente antes mesmo de uma visita presencial e é sobre algumas dessas ferramentas que falaremos agora.
Benefícios para os clientes:
- Respostas rápidas
- Contato indireto com a empresa
- Contato fora de horário comercial
Benefícios para a imobiliária:
- Notificação de interesse
- Interação por mobile
- Acesso ao número do interessado para envio de oportunidades
Vídeos
Segundo o site Tacto, entre os Milênios (público entre 24 e 37 anos) o aumento no consumo de vídeos online representa o número significativo de 44% somente durante a pandemia. Já entre a geração X (entre 38 e 56 anos) esse índice é de 35%.
Como uma das mídias mais fortes e consumidas, os vídeos são uma necessidade pelo dinamismo e pela disponibilidade do cliente assistir no horário que puder, bem como as opções de pausa e retorno.
Portanto, a apresentação de um imóvel por meio de vídeo, junto com um bom trabalho de consultoria imobiliária prestada pelos corretores, pode sim influenciar positivamente em uma decisão de compra.
Benefícios para os clientes:
- Facilidade
- Otimização de tempo
- Compartilhamento com outras decisões
Benefícios para a imobiliária:
- Destaque por recursos alternativos
- Colocar identidade visual da imobiliária no vídeo
- Destacar pontos fortes do imóvel
Tours Virtuais 360°
Há pouco tempo atrás, os tours virtuais eram encarados como diferencial e utilizados até mesmo como um luxo pelas imobiliárias.
Porém, com o nosso cenário atual, conhecer o futuro imóvel sem sair de casa é uma das opções mais requisitadas por interessados em fechar negócio.
Em vídeo, o CEO do Grupo Sap. Lucas Vargas, aponta os tours 360° não como uma tendência passageira, mas como uma ferramenta que se tornará (já está se tornando) fundamental no processo de compra.
Benefícios para os clientes:
- Conhecer o imóvel sem sair de casa
- Experiência do usuário
- Conhecer imóvel com transparência da visita presencial
Benefícios para a imobiliária:
- Alternativa para clientes que não tem disponibilidade de agenda
- Otimização do tempo dos corretores
- Qualificação do interessado
Fotografia especializada
Em questão de mídia, talvez esse seja o principal requisito exigido pelos clientes. A qualidade da fotografia interfere diretamente na credibilidade que você passa.
Além disso, não é novidade que quanto mais clareza você conseguir transmitir através da imagem, maior a chance de interesse no imóvel.
Para alguns públicos, até mesmo a questão estética da fotografia pode influenciar.
Por exemplo: um público que se interessa por uma construção moderna e uma decoração minimalista, pode criar mais desejo por uma fotografia tirada a partir de uma ótica mais arquitetônica, seguindo linhas e pontos focais específicos.
Benefícios para os clientes:
- Valorização da casa própria
- Conhecer melhor o imóvel
- Compartilhamento com família e amigos
Benefícios para a imobiliária:
- Valorização do imóvel
- Credibilidade
- Identidade e padrão de excelência
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