O profissional responsável por intermediar as negociações de locação, compra e venda de um imóvel comercial ou residencial é o corretor de imóveis. Ele deve oferecer suporte, orientar o cliente e fornecer todos os esclarecimentos necessários desde o início até a conclusão da negociação.
O corretor de imóveis também cuida de toda a parte burocrática e jurídica da transação imobiliária, sendo um profissional essencial nesse processo. Além disso, o corretor de imóveis pode captar imóveis para serem negociados, realizar averiguação do local, avaliar imóveis no mercado, providenciar documentações, controlar carteiras imobiliárias e administrar condomínios.
A rotina de trabalho do corretor de imóveis costuma ser bastante dinâmica, atendendo clientes com perfis diferentes, em busca de produtos distintos, todos os dias. Esses profissionais agendam visitas a imóveis, orientam sobre o processo de aquisição, venda e locação, combinam preços e formas de pagamento e ainda firmam contratos.
Para exercer a profissão, o corretor de imóveis precisa se registrar no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado onde atua. O Brasil possui 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI) que são regulados pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
O corretor de imóveis geralmente trabalha como funcionário de imobiliárias ou condomínios. Ele também pode prestar serviços como profissional autônomo. O corretor de imóveis pode se especializar em segmentos de imóveis, como os rurais, locação de fazendas e chácaras, imóveis para pessoas com animais de estimação, condomínios e bairros específicos, locação para comércios, coworks e lançamento de empreendimentos.
Para ser um corretor de imóveis, é necessário concluir o curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI), que tem duração aproximada de um ano, ou o curso superior tecnológico em Gestão Imobiliária, com 2 anos de duração. Outra possibilidade é fazer um curso superior de bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários, com duração média de quatro anos.
Após a conclusão do curso, o profissional estará apto às seguintes áreas de atuação:
- Corretor de Imóveis;
- Administração de Condomínios;
- Consultoria;
- Análises de Negócios Imobiliários.
Para se destacar no mercado de trabalho, o corretor de imóveis precisa ter um perfil comunicativo e persuasivo, com habilidades de vendas, além de ser paciente e estar atento às questões do mercado imobiliário.
Aqui, na AE Patrimônio, nós facilitamos o trabalho para o corretor de imóveis. Os profissionais podem começar a trabalhar com ou sem experiência no mercado imobiliário. A AE oferece treinamentos e formação através da Universidade Corporativa para se tornar Especialista em Vendas no Segmento Imobiliário. Nós também oferecemos parceria com instituição especializada no mercado imobiliário.
A nossa metodologia de trabalho é única, com comissões diferenciadas, sistema exclusivo para gestão da carteira de imóveis e clientes, ferramentas modernas e personalizadas. Os nossos diferenciais são:
- Portifólio com os melhores empreendimentos de Sorocaba e região;
- Atuação de forma segmentada e estratégica;
- Excelente ambiente e estrutura de trabalho;
- Ampla carteira de clientes;
- Comissões e premiações diferenciadas sobre resultados;
- Treinamentos contínuos;
- Semana de imersão;
- Acompanhamento e apoio gerencial;
- Leads qualificados pela nossa equipe de SDR’s (Secretárias de Vendas), com atendimento humanizado;
- Suporte das equipes de Marketing, Jurídico, Financeiro e Administrativo;
- Infraestrutura com salas de reuniões para atender os clientes;
- Forte cultura organizacional, diferenciado do modelo tradicional dos escritórios imobiliários;
- Programa de Desenvolvimento Humano Organizacional com escala de carreira, o corretor AE pode se tornar gerente.
Agora que você já conhece sobre a profissão de Corretor de Imóveis e sobre os benefícios em firmar uma parceria com a AE Patrimônio, entre em contato e venha fazer parte desse Time de Sucesso.
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento