Viver com tranquilidade e qualidade de vida é um objetivo que tem ganhado cada vez mais protagonismo. Deste modo, a procura por cidades do interior de São Paulo para morar cresce exponencialmente. A região proporciona um dia a dia muito mais calmo sem deixar a estrutura urbana de lado. Com o aumento do home office, a possibilidade de viver no interior e trabalhar em grandes empresas da capital torna-se ainda mais real.
Pensando em ajudar você a optar por alguma delas, nós, da AE Patrimônio, listamos 6 melhores cidades para se viver no interior de São Paulo. Acompanhe com a gente!
1. Sorocaba
Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista e a mais populosa da região sudeste do estado de São Paulo, sendo mais de 700 mil habitantes, estimada pelo IBGE para 2021. Está situada a apenas 100 quilômetros da capital do estado, São Paulo. É considerada um importante polo industrial do Brasil.
Tem hospitais referência em todo país. São destaques o Hospital Dr. Miguel Soeiro, da Unimed, e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). Conta com instituições de ensino renomadas como:
- Objetivo: que atende desde o ensino infantil até o pré-vestibular;
- Anglo: que oferece ensino bilíngue;
- Uirapuru, que proporciona berçário e disciplinas como robótica e prototipagem;
- UNISO: que oferta cursos de graduação e pós-graduação;
- FACENS: com foco em cursos de engenharia;
- UFSCAR: que já foi classificada como a 10.ª melhor universidade do Brasil pelo Ranking Universitário Folha, em 2017.
Sua economia baseia-se principalmente no setor industrial, de comércio e de serviços. É a 7.ª melhor cidade do Estado de São Paulo por porte e a 17.ª melhor do país, entre as 50 melhores cidades do Brasil, na mesma categoria.
2. Limeira
Localizada a apenas 154 quilômetros de São Paulo, Limeira é conhecida pela produção de joias folheadas, mas esse é apenas um dos muitos destaques da cidade. Com aproximadamente 300 mil habitantes, o município tem excelentes índices de empregabilidade, segurança e qualidade de vida, além de variadas opções de lazer.
O município também é destaque na educação, abrigando diversas universidades renomadas como o ISCA (Instituto Superior de Ciências Aplicadas) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Vale destacar também que Limeira conta com uma excelente infraestrutura urbana e oferece fácil acesso a cidades como Piracicaba, Campinas e até mesmo para a capital São Paulo.
3. Mogi Guaçu
A 168 quilômetros de São Paulo, Mogi Guaçu está entre as melhores cidades do interior de São Paulo para morar, por vários motivos. Para começar, o município conta com ótimos sistemas de saúde e educação. No ensino superior, por exemplo, você encontra instituições como a UNIMOGI e a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, que oferecem ensino de alta qualidade.
Com destaque para os setores da indústria, agricultura e comércio, o mercado de trabalho de Mogi Guaçu também apresenta ótimos índices e se mantém aquecido. Além disso, a cidade está em constante desenvolvimento, o que contribui para atrair novas empresas e movimentar o mercado de trabalho.
4. Santa Bárbara d’Oeste
Com grande destaque no setor industrial, Santa Bárbara d’Oeste está a menos de 140 quilômetros de São Paulo e reúne características únicas para quem busca qualidade de vida em uma cidade muito bem estruturada.
Sua localização estratégica, próxima ao aeroporto de Viracopos, de Campinas e de outros pontos de interesse, atrai grandes empresas pela fácil mobilidade no escoamento de produtos, o que mantém o mercado de trabalho aquecido.
A cidade ainda conta com opções de lazer para todos os gostos, ótimos índices de segurança e ensino de alta qualidade, abrigando universidades como a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e a FAP (Faculdade de Santa Bárbara).
5. Piracicaba
Conhecida pelo Rio Piracicaba, um dos principais cartões postais da cidade, Piracicaba fica a apenas 164 km de São Paulo e abriga uma das principais universidades do país: a Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo).
Além da Esalq, o município ainda conta com a FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) e a Fatec (Faculdade de Tecnologia), outros grandes centros de ensino superior.
Piracicaba tem também uma vida cultural rica, alta qualidade de vida, muita natureza e um grande destaque no setor industrial, assim como de cana-de-açúcar. Para se ter dimensão, a cidade conta com centros de produção científica e concentra boa parte das startups dedicadas ao agronegócio do Brasil.
6. Rio das Pedras
A 165 km de São Paulo, Rio das Pedras é vizinha de Piracicaba e reúne toda a tranquilidade do interior com uma infraestrutura excelente, oferecendo tudo o que você precisa para viver bem e aumentar a sua qualidade de vida.
Assim como no município vizinho, a cana-de-açúcar também tem destaque em Rio das Pedras e o cultivo cresce cada vez mais, movimentando o setor industrial. Com quase 30 mil habitantes, a cidade ainda conta com uma excelente rede de ensino, fácil acesso a importantes cidades vizinhas (como Piracicaba e Saltinho), assim como à capital. Segurança, saúde e educação também são destaques em Rio das Pedras.
Viver no interior de São Paulo é a representação do bem-estar!
Mudar de ares, de estilo de vida e encontrar um lar no interior de São Paulo tem se tornado o sonho de muitas pessoas. Para fugir da correria do dia a dia, ter um custo de vida acessível ou mesmo por desejar uma vida em um lugar mais tranquilo, seguro e livre com a família. Razão é o que não falta para fazer dali seu novo endereço.
A AE Patrimônio tem compromisso com a sua realização. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que envolve viver no interior de São Paulo. Entre em contato conosco: (15) 3035-7400 ou (15) 3233-1700
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento