Intermediação imobiliária
Redação AE Patrimônio

Afinal, vale a pena contar com uma imobiliária?

A compra e venda de imóveis são transações que envolvem uma série de detalhes administrativos, jurídicos e financeiros. Portanto, é natural que quem não esteja familiarizado com esses setores se sinta inseguro. Nessas horas, o ideal é contar com profissionais capacitados que tenham experiência no mercado e possam te ajudar em todas essas etapas.

Através da intermediação imobiliária, o processo de compra, venda ou até locação de um imóvel se torna muito mais fácil. Sabendo que nem todo mundo tem informações precisas sobre o papel da imobiliária nessas transações, a AE Patrimônio fez este artigo para detalhar tudo e sanar suas dúvidas. Continue lendo e confira.

 

Conhecimento de mercado

Poucas coisas valem mais do que a experiência. No mercado imobiliário, contar com profissionais capacitados é mais prático, seguro e lucrativo. Afinal, uma imobiliária tem o know-how necessário para te apontar as melhores oportunidades de acordo com o que você procura.

Eles ainda podem analisar diversos fatores, como:

 

  • estrutura da propriedade;
  • localização;
  • potencial de valorização;
  • precificação e muito mais!

Respaldo jurídico

Como todos sabem, transações imobiliárias são burocráticas. Com contratos, múltiplas taxas e diferentes partes envolvidas, tudo deve ser analisado com muita atenção. O mercado imobiliário conta com sua própria legislação e órgãos regulamentadores, o que pode confundir e até acarretar prejuízos para os mais leigos.

A intermediação imobiliária é eficiente nesse setor, pois a empresa conta com uma assessoria jurídica que cuida para que toda a documentação atenda às normas vigentes e garanta os direitos e deveres de ambas as partes. Os corretores têm amplo conhecimento sobre as leis desse segmento. Por isso, evitam que qualquer uma das partes seja lesada na negociação.

 

Assessoria financeira

A ajuda de uma equipe qualificada pode resultar em muita economia tanto para o vendedor quanto para o comprador no fim de uma transação imobiliária.

Os corretores têm uma visão mais ampla sobre o mercado e podem auxiliar os vendedores na hora de precificar o imóvel. Além disso, auxiliam os compradores com tipos de financiamento e a encontrar imóveis que caibam no planejamento financeiro do cliente. Dessa forma, a negociação se torna mais ágil, prática e segura.

 

Consultoria personalizada

Para quem deseja comprar um imóvel, encontrar o lar ideal não é uma tarefa simples. Principalmente com o alto número de ofertas e as diversas plataformas e redes sociais que bombardeiam anúncios o tempo todo, é comum se perder no processo.

Uma imobiliária analisa o perfil do cliente e, assim, identifica suas necessidades e desejos. Desse modo, seleciona apenas os imóveis que se enquadram nas exigências do futuro morador, economizando tempo e otimizando a procura e a decisão. Além disso, a intermediação imobiliária vai muito além da escolha do imóvel e se estende até o pós-venda.

 

Uma negociação mais econômica

Muitas pessoas imaginam que economizarão ao fechar um negócio por conta própria, visto que não haverá pagamento de comissão. Contudo, sem a intermediação imobiliária, há um grande risco de despesas desnecessárias que superam o valor do serviço prestado por profissionais.

Entre prazos de envio de documentação, taxas governamentais que variam de cidade para cidade e problemas de documentação do imóvel ou do comprador, muitas coisas podem acarretar juros, multas ou até o cancelamento da negociação. Além disso, com o auxílio de uma imobiliária você tem mais tempo livre para focar outras áreas, sem se preocupar com a burocracia da transação.

 

Segurança e tranquilidade no processo

A lei proíbe que uma imobiliária omita informações ao cliente. Isso torna o processo de compra muito mais seguro para todas as partes e dá mais credibilidade aos profissionais da área. Por isso, não hesite em apresentar todas as informações solicitadas. Você não será induzido ao erro.

Entretanto, para garantir que você está lidando com uma imobiliária de confiança, é preciso analisar a credibilidade no mercado. Um bom começo é contar apenas com profissionais que tenham registro no CRECI Conselho Regional de Corretores de Imóveis. O reconhecimento pelo conselho atesta a confiabilidade desses profissionais, que têm o conhecimento necessário para te ajudar a evitar despesas durante a compra ou venda.

 

Como é o contrato com a imobiliária?

Assim como qualquer contrato, o de intermediação imobiliária deve ser feito por um profissional da área jurídica, e devidamente lido a fim de garantir um bom negócio. As cláusulas precisam ser claras e todos os pontos, revisados e compreendidos por ambas as partes, evitando interpretações ambíguas ou complicações.

Apesar de ser fácil encontrar modelos de contratos prontos, o ideal é contar com alguém especializado para verificar os documentos e cláusulas para a segurança do comprador e do vendedor. 

Outro ponto que precisa ser compreendido é que a imobiliária realiza apenas a intermediação — ela não tem o direito de fechar um contrato. Você, o contratante, é o único responsável pelas transações realizadas. Além disso, o contratado fica com o dever de pagar eventuais honorários, caso seja necessário. Tudo isso deve estar explícito e inteligível no contrato.

Algumas cláusulas importantes falam sobre o que pode ser feito pelo contratado com o seu imóvel, como o tipo de divulgação que ele vai utilizar (digital com anúncios online ou presencial com placas) e como serão gerenciadas as visitas. Se o proprietário não tiver autorizado a intermediação por escrito, os contratados não podem fazer nenhum tipo de intervenção em prol da venda.

 

O que é “taxa de corretagem”?

Se trata da comissão recebida pelo corretor por uma negociação da qual ele participa. Esse valor não é tabelado, mas o comum é ficar entre 3% e 7% do valor do imóvel em questão. Tal valor também deve ser definido em contrato para não gerar dúvidas ou ambiguidades.

A corretagem engloba todos os custos que o profissional teve para vender seu imóvel, incluindo custos de marketing, investimentos com anúncios e o tempo dedicado ao serviço.

Como já falamos aqui, esse valor ainda é menor quando comparado aos possíveis custos e imprevistos que podem surgir durante uma transação imobiliária. Por isso, certifique-se de escolher uma empresa de confiança e com um bom histórico no mercado.

 

A AE Patrimônio tem mais de 14 anos de experiência no mercado e, nesse período, já atendeu mais de 155 mil clientes. Com investimento em uma equipe capacitada e estratégias modernas de divulgação, somos a maior imobiliária de Sorocaba. Entre em contato conosco e faça uma simulação!

AE Patrimônio Consultores Imobiliários – CRECI 20.189-J