Aposto que em algum momento da sua vida você já presenciou a seguinte cena: sentou no sofá da sala no horário nobre, ligou a televisão no noticiário e assistiu o jornalista dizendo que o comitê da política monetária aumentou a taxa básica de juros da economia.
Caso você não assista televisão, já deve ter ficado sabendo da movimentação da taxa SELIC de alguma forma, seja na internet, em revista, no jornal ou em uma roda de amigos, afinal ela é muito importante para o país e afeta a vida de todos os brasileiros.
Preparamos um guia para você entender tudo sobre essa taxa, como ela funciona, qual sua ligação com a inflação, com o rendimento da poupança e como você pode ganhar com ela.
O que é a Taxa Selic?
A Selic se trata da taxa básica de juros da economia do Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia
E essa sigla nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.
A Taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas insatisfações financeiras. A seguir você descobrirá como até mesmo o seu emprego pode sofrer influência com a movimentação desta taxa.
Qual é a Taxa Selic hoje?
A SELIC, hoje, está em 2,25% ao ano, mas assim como iremos comentar ao longo do artigo, ela está sempre sujeita a sofrer variações. Para verificar a modificação desse valor, você pode acessar o site do Banco Central.
Acompanhar a evolução desta taxa pode fazer uma imensa diferença em seus investimentos. Mais do que optar pela melhor rentabilidade, é importante entender quais investimentos podem te fazer ganhar naquele exato cenário.
Como funciona a Taxa Selic?
Tudo se inicia com uma necessidade do governo em ter dinheiro para pagar suas próprias dividas e fazer investimentos.
Ou seja, para construir estradas, hospitais, escolas, investir na segurança e na saúde da população, o governo irá precisar de impostos. Apesar do principal meio de arrecadação ser este, existe outra maneira de arrecadar dinheiro, que é através do Tesouro Nacional.
Para isso a secretaria do tesouro emite Títulos Públicos com essa mesma função: captar recursos para o governo. Além disso, conseguir dinheiro permite que o governo antecipe a receita dos impostos.
É como se o governo antecipasse o valor que vai lhe cobrar no ajuste do IRPF em abril do ano que vem, por exemplo.
A grande maioria desses títulos do tesouro é comprada por grandes bancos. Por lei todo banco é obrigado a depositar uma porcentagem de seus depósitos em uma conta no Banco Central. Está medida é necessária para controlar o excesso de dinheiro em circulação na economia e evitar um aumento descontrolado na inflação.
Devido as milhões de operações bancárias realizadas diariamente, é comum os bancos chegarem no fim do dia com a porcentagem maior ou menor do que deveriam ter na conta do Banco Central. Como os bancos são obrigados a respeitá-la, eles se veem obrigados a pagar empréstimos com outros bancos para cumprirem a lei.
Esses empréstimos geralmente são de curto prazo, durando em torno de 24 horas. Assim como você oferece a sua casa como garantia em um financiamento habitacional por exemplo, os bancos dão como garantia os títulos públicos adquiridos do Banco Central
Todo esse enredo de bancos e empréstimos serve para você entender o que significa taxa Selic over, porque na verdade a taxa SELIC que você conhece e vê nos noticiários divide-se em duas: a over e a meta
Taxa Selic Over: É a taxa de juros praticada quando um banco empresta dinheiro para outro usando, como garantia, os títulos públicos comprados no banco central, assim como foi descrito anteriormente
Taxa Selic Meta: É aquela utilizada nos noticiários, que representa a taxa básica da economia no Brasil, pois serve como parâmetro para todas as outras praticadas no mercado. Ela tende a ser a menor taxa de juros que existe na economia
Daqui para a frente, sempre que a taxa SELIC for referida no artigo, estaremos falando da SELIC META, que é o termo mais utilizado e o que você provavelmente está mais habituado a ouvir.
Como a Taxa Selic é definida?
Além de servir como um parâmetro para as demais taxas da economia, o aumento e diminuição da Selic também possui profunda influência no seu dia a dia e na economia do Brasil.
Devido a sua importância, é muito importante que exista um meio transparente e confiável para decidir os rumos da mesma, isso é feito através do COPOM.
Para definir a taxa SELIC são realizadas oito reuniões por ano.
Como a SELIC pode influenciar seus investimentos?
1- Títulos públicos
O impacto imediato acontece no título indexado a ela, que no caso é a LFT, também conhecida como Tesouro SELIC
Nesse investimento o aumento da taxa também aumentará a rentabilidade, pois ele rende exatamente a sua variação. O mesmo ocorre no caso da sua redução, que implicará em menor rentabilidade.
2- Caderneta de poupança
A rentabilidade da poupança depende diretamente do valor dos juros SELIC vigente no período, e se divide em duas situações
– No primeiro caso a ser considerado, se a taxa SELIC está em patamar maior que 8,5% ao ano, a poupança terá rendimento de 0,5% + a TR (Taxa referencial – usada para influenciar o rendimento da caderneta de poupança e os juros finais de alguns contratos de empréstimos)
– No segundo caso, se ela for menor ou igual a 8,5%, a poupança terá um rendimento equivalente a 70% da taxa SELIC vigente no período.
3- CDI
Nesse investimento podemos fazer a comparação com o que acontece na TAXA SELIC OVER, que é a taxa de juros praticados nos empréstimos realizados entre um banco e outro, dando como garantia títulos públicos, assim como explicado anteriormente.
Em geral, CDI e SELIC são muito próximos.
Acontece que ao invés de usar títulos públicos como garantia, os bancos podem usar seus próprios títulos privados baseados na solidez do próprio banco, chamadas de Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI.
Se esses títulos forem utilizados como garantia entre empréstimos de um banco e outro, a taxa de juros usada será o CDI
Não detalharemos nesse momento como funciona a CDI, mas considere que tanto esse quanto a SELIC possuem praticamente os mesmos valores e variam de maneira bem semelhante.
Sendo assim: Se a Selic aumentar, o CDI também aumenta e vice-versa. Desse modo, todo investimento de renda fixa que se baseia no CDI rende mais quando a taxa SELIC aumenta e menos quando ela diminuiu, assim como;
– Certificado de depósito bancário (CDB)
– Letras de crédito imobiliário (LCI)
– Letras de crédito do agronegócio (LCA)
– Letras de Cambio (LC)
Taxa Selic e Inflação
Nesse momento já imaginamos que saiba o que é taxa SELIC e como ela age como base para outras taxas de juros praticadas no mercado, vamos ver como ela influencia no seu dia a dia.
Imagine que determinada pessoa esteja juntando dinheiro durante 6 meses para comprar o seu primeiro carro. Esse investidor fez uma simulação em um banco no começo do mês de janeiro e a partir disso começou a poupar e economizar para financiar seu carro dentro do prazo estipulado
O aumento da taxa Selic pode fazer esse plano ser arruinado. Isso porque ele pode não conseguir arcar com as suas prestações, uma vez que o aumento dos juros levaria a um aumento no valor das mesmas.
Desse modo, o dinheiro que ele pegaria emprestado e que circularia na economia deixará de existir (porque foi emprestado pelo governo em troca do rendimento da SELIC), considerando que essa pessoa não irá mais fazer a compra.
Em um modo geral essa situação viria a acontecer com outras pessoas que também comprariam menos, o que aumentaria a quantidade de produtos disponíveis no mercado.
Nessa situação, uma alternativa para manter o ritmo das vendas seria o comércio diminuir os preços dos produtos, o que faria a inflação recuar.
Além disso, o aumento da taxa SELIC é um grande incentivador para as pessoas adiarem seu consumo para um momento futuro. Isso porque investimentos de renda fixa ficam mais atrativos, fazendo com que as pessoas prefiram investir o dinheiro que recebem a usá-lo para consumo imediato, e assim postergam o consumo para quando resgatarem seus investimentos.
No curto prazo isso pode ajudar a diminuir a inflação, porque o consumo geral diminui, encalhando os produtos nas prateleiras e fazendo os preços abaixarem.
Em resumo: A taxa SELIC é a arma que o governo tem para combater diretamente a inflação, da mesma forma que a redução permite correção dos preços e, consequentemente, aumento da inflação (o que geralmente é um preço que o governo aceita pagar para ter crescimento econômico).
Como ganhar mais que a SELIC?
Saiba que há inúmeras outras possibilidades que permitem ao investidor buscar rentabilidade ainda mais altas, e isso é possível das seguintes maneiras:
A) Investindo em Renda Fixa
Há várias opções de renda fixa que pagam mais que a SELIC. Isso acontece porque os bancos que oferecem seus produtos de investimento são menores que o governo e dessa forma devem remunerar mais do que a taxa básica para atrair o investidor.
É o que acontece com os investimentos que citamos acima:
– CDB
– LCI
– LCA
– LC
É super. Importante ressaltar que o risco nessas operações é igualmente baixo à compra do título na mão do governo, pois esses produtos contam com a segurança do FGC – Fundo Garantidor de Créditos.
Mesmo que alguns investimentos de Renda Fixa sejam muito interessantes quando comparados à Selic, vale lembrar, que, comparados entre si, investir na Bolsa de Valores continua sendo o grande destaque para quem sonha alto e busca maiores rentabilidades.
E é por isso que o número de brasileiros na Bolsa vêm crescendo ao longo dos anos. Porque quando descontamos a inflação da rentabilidade dos investimentos, fica claro qual foi o investimento mais rentável e com o maior potencial de retorno.
B) Investindo além da Renda Fixa
Uma indo fantástica e que nem todo mundo sabe é que você pode aplicar seu capital em renda fixa e utilizar esse mesmo dinheiro para turbinar seus ganhos com outras opções, como investir na Bolsa de Valores ou Mercado Futuro.
Isso porque o dinheiro investido em alguns títulos, como CDB por exemplo, serve de margem de garantia para suas operações. Então, quando utilizar essa estratégia, você terá garantido o retorno da sua aplicação em renda fixa e poderá potencializar o ganho com as operações de Day-trade e Mercado Futuro. Lembrando que em qualquer investimento de renda variável é necessário assumir algum risco, de acordo com o seu perfil de investidor, para melhores rentabilidades.
Um detalhe importante que devemos ressaltar: Antes de realizar qualquer investimento é preciso conhecer qual é o seu perfil de investidor, sua tolerância ao risco, traçar seus objetivos, o prazo que pretende investir e o capital disponível e assim contratar um investimento que atenda a todos esses quesitos
Mas fique em paz, você não precisa fazer isso sozinho! Dentro das melhores corretoras você encontra assessores de investimentos experientes e qualificados, que te auxiliam em todos os passos para uma escolha correta.
A taxa Selic e sua influência nos empregos
Da mesma forma que um noticiário pode dar a notícia sobre o aumento ou redução da taxa Selic, você também pode assistir por lá mesmo as empresas realizando demissões em massa e férias temporárias aos funcionários.
Isso é muito comum de acontecer no mercado automotivo, demonstrando que o mercado está desaquecido devido ao baixo consumo.
Com o aumento da taxa Selic o consumo diminui e as empresas venderão menos, fazendo com que não seja necessário manter a produção de produtos no mesmo ritmo.
Com o número de vendas baixos, existe uma necessidade cada vez menor de funcionários trabalhando nas linhas de produção ou na venda direta com o cliente, provocando demissões.
O conselho para vida é que você sempre invista na sua capacitação profissional e nunca pare no tempo. Além disso, tenha sempre uma reserva de emergência para eventuais situações.
Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor para o seu conhecimento sobre a taxa Selic, e que todo conteúdo possa lhe ajudar a avaliar melhor quanto essa taxa pode impactar o seu dia a dia.
Seja no seu futuro investimento, em seu trabalho ou no controle da inflação, a Taxa Selic é hoje, e continuará a ser, algo muito mais importante para o cotidiano dos brasileiros.
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento