Matheus Sakaguchi

Transformação Digital

Em pleno ano de 2020, você já deve compreender a importância de estender a sua empresa para o ambiente digital. Aliás, esse é um aspecto que passou de diferencial para obrigação em pouco tempo.

Por outro lado, você deve concordar que superar a concorrência em uma cidade ou região metropolitana é um processo menos trabalhoso do que a nível nacional, certo? Então como se destacar no ambiente digital onde a concorrência é acirrada e a disputa por atenção acontece em frações de segundos?
É sobre uma das estratégias para se diferenciar no nicho imobiliário digital que falaremos hoje: o marketing imobiliário feito com inteligência.

O que é marketing?

O marketing é o setor responsável por descobrir qual é o público-alvo do seu produto/serviço para criar e analisar estratégias afim de agregar valor, gerar desejo e estabelecer relacionamento.

A diferença entre marketing e publicidade

Muitas pessoas confundem essas duas profissões, por isso, decidimos adicionar esse parágrafo para ficarmos na mesma página.
A publicidade é uma das estratégias que o marketing se utiliza para obter resultados, mas não são a mesma coisa. A propaganda está focada em disseminar uma mensagem atendendo aos objetivos do setor de marketing.

Como ele é aplicado do mercado imobiliário?

Uma vez que já estamos com esses conceitos bem definidos, é hora de se aprofundar um pouco mais no setor imobiliário.
Apesar do segmento ser muito tradicional, hoje, já temos muitas empresas focadas na inovação e na tecnologia para otimizar processos que costumavam ser burocráticos e complexos.

O marketing imobiliário, pode ser incluído nessa lista de setores que foram obrigados a se reinventar para continuar a gerar resultados. Por isso, o marketing digital se popularizou no mercado imobiliário.
O marketing digital se baseia totalmente em atuação e performance no ambiente digital, desde os anúncios nos portais até a presença nas redes sociais.

Quais é a importância de obter uma estratégia bem definida?

Para atingir os seus objetivos com excelência no mercado imobiliário, é necessário um estudo muito profundo para compreender tendências afim de montar uma estratégia bem estruturada.

Pesquisas de mercado e benchmark podem ser bons começos para o início de uma estratégia pois você pode ler o momento do mercado e analisar o que os concorrentes então fazendo, bem como os resultados dessas ações.

Com uma estratégia bem consolidada, os resultados tendem a aparecer e mais importante do que os resultados, você pode eliminar ações e campanhas que não dão certo. O segredo é eliminar trabalhos desnecessários e investir os recursos nas ações que entregam a solução esperada.
Assim, o marketing digital é capaz não somente de entregar performance, mas também serve como termômetro para enxugar gastos.

Quais são as estratégias?

Uma das estratégias que mais geram resultados é o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é um ecossistema de vendas baseado na autoridade que você exerce sob determinado assunto, no nosso caso, o mercado imobiliário.

Espera, vamos traduzir tudo isso pra você!

A estrutura funciona da seguinte forma: Primeiro, você precisa criar materiais ricos em conhecimento (e-books, webinars, vídeos, blogposts) para gerar e fortalecer cada vez mais a sua autoridade sobre o mercado imobiliário. O ideal é que você desfragmente os seus conhecimentos, e produza materiais cada vez mais completos e específicos.

Daí vem a pergunta: a troco de que eu vou passar todas essas informações?

Se você busca constantemente por inovação, já deve ter se deparado com a frase “Dados são o novo petróleo”.

É justamente na mineração desse novo petróleo que vamos trabalhar. Em troca das informações que o interessado precisa, você pede um contato, geralmente o nome, o telefone e o e-mail.

Com base nesses dados, essa pessoa se transforma em um lead. O lead em marketing é a nome que se dá para uma pessoa que tem a possibilidade de se tornar um cliente.

A partir do momento que o lead te entrega essas informações, ele inicia a jornada de compras. Essa jornada é acompanhada de perto pelos seus vendedores e pelo time de marketing através do funil de vendas.

Com o funil de vendas, você pode acompanhar a evolução no potencial de compra do seu lead. Você pode separar o lead que está apenas sonhando com um imóvel do que já está simulando o financiamento com a intenção real de compra.

Existem diversas ferramentas de marketing para medir resultados que podem inclusive serem integrados com o seu CRM, como por exemplo o RD Station. Por meio dessas ferramentas, você pode quantificar os acessos, gerir leads, segmentar campanhas e medir o engajamento.

Tomar decisões ou repensar ações de acordo com o resultado

Com as ferramentas que quantificam os resultados das suas ações de marketing, você pode criar novas campanhas que seguem a mesma linha das que deram certo e pode eliminar processos e iniciativas que não dão resultado.

Usando a criatividade da sua equipe de marketing, você só tem a crescer e deslanchar no marketing imobiliário feito com estudo e inteligência.

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Matheus Sakaguchi

Estagiário de Marketing e Mídias Sociais na AE Patrimônio