No artigo especial de comemoração a um dos domingos mais importantes do nosso calendário, vamos passar pela história da comemoração de dia dos pais, as importâncias dessa data e falaremos um pouco sobre as dificuldades da comemoração com o nosso atual cenário.
História do dias dos pais
Em 1909, Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da guerra civil estadunidense resolveu homenagear o seu pai. Bem como no dia das mães, a data foi pensada para fortalecer os laços familiares.
Sonora, desejava homenagear o pai pela dedicação à criação dos filhos após a perda da esposa durante o nascimento do sexto filho.
Apesar da simbologia da data, no Brasil, único país no qual o dia dos pais é comemorado no segundo domingo de agosto, a origem desse dia tão especial é um pouco diferente da americana.
Origem da data no Brasil
No nosso país, o primeiro dia dos pais foi comemorado em 1953, no dia 16 de agosto. No nosso caso em especial, a data foi pensada não só como homenagem, mas também com um planejamento comercial.
O publicitário Sylvio Bhering que na época era diretor do jornal O Globo e da rádio homônima foi o predecessor da comemoração.
Inicialmente, o dia 16 de agosto foi escolhido pela associação ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus já que a população brasileira era majoritariamente católica.
No entanto, anos depois a data foi transferida para o o segundo domingo de agoto, data essa que permanece até os dias de hoje.
Importância Emocional
A importância emocional dessa data é indescritível. Quem não se lembra de produzir lembranças para o dia dos pais na escola?
Além disso, muitas famílias brasileiras anseiam pela comemoração de um almoço especial e para a entrega de presentes.
Importância Comercial
Essa data também é inquestionavelmente uma das que mais aquecem o mercado durante o ano, principalmente o varejo com a diversidade de roupas, lembranças e cosméticos.
Por isso, grandes empresas e até multinacionais, preparam campanhas emblemáticas e investem muito tempo e recursos para a montagem de uma campanha memorável.
Expectativas de consumo
Em 2020, com a triste adversidade envolvendo a pandemia, a economia está muito frágil e volátil.
Entretanto, segundo pesquisa do Méliuz, empresa líder de cashback no Brasil, 69% dos brasileiros ainda vão comemorar o dia dos pais com um presente para ser entregue.
Apesar da pandemia ter influenciado na tomada de decisão, mais da metade da nossa população ainda está disposta a investir pelo menos em uma lembrança para os pais.
Considerações finais
Então, com a importância dessa data tanto no âmbito familiar quanto na economia, entendemos que mesmo durante o período de isolamento social, muitos pais ainda serão presenteados (principalmente via e-commerce).
Aqui na AE Patrimônio, temos muitos pais de família e por meio deste artigo, queremos prestar nossa homenagem a cada um deles e dizer que o papel que exercem em suas casas é fundamental. Feliz dia dos pais a todos, temos muito orgulho de vocês e ficamos honrados por podermos fazer parte da história de cada um!
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento