05 itens para se analisar antes de começar a reforma.

Final de ano, época de estabelecer metas e definir os próximos passos e projetos. E se a reforma de um imóvel está na sua lista, nós preparamos algumas dicas que vão te ajudar a atingir seu objetivo de forma mais rápida e assim evitar possíveis imprevistos.

imagem: Shutterstock
imagem: Shutterstock

05 dicas para não errar na hora de começar uma reforma.

01 – Planejamento.

Iniciar uma reforma exige coragem e bastante disposição independente se o imóvel for novo ou usado. Por esse motivo é importante que antes de colocar a mão na massa, você faça um planejamento de tudo que precisa e gostaria de mudar ou incluir. Lembre-se de priorizar o que é de fato necessário nesse primeiro momento.

Outra dica importante é procurar e anotar todas as suas referências, dessa forma na hora que você for contratar um profissional, fica mais fácil ele entender e atender às suas necessidades.

imagem: Shutterstock
imagem: Shutterstock

02 – Respeite o seu Orçamento.

Estipule um teto máximo que você pode gastar e inclua mais 15% para eventuais imprevistos. Tenha em mente que a quantia precisará ser dividida entre a compra de  materiais de construção, profissionais a serem contratados, objetos e móveis para a decoração, inclusive um local para você e sua família ficarem durante a reforma do imóvel.

Seja o mais realista possível quando ao valor que você tem e está disposto a investir. Dessa forma as dívidas e dores de cabeça futuras são evitadas.

03 – Contratando profissionais.

O número de profissionais contratados está diretamente ligado ao orçamento estipulado por você. Por isso busque indicações e escolha com atenção os profissionais para reformar seu imóvel.

Dessa forma você não apenas ganha um auxilio extra de um profissional apto para atender tanto as necessidades do projeto e as suas expectativas, como também evita prejuízos e possíveis atrasos na obra.

imagem: Shutterstock
imagem: Shutterstock

4 – Definindo Prioridades.

Esse é um dos pontos mais importantes a se analisar antes de começar uma reforma. O primeiro passo é se imaginar no cômodo a ser reformado diariamente. Leve em conta que além da beleza e conforto a reforma tem que deixar o ambiente mais prático, por isso pontos de energia para os interruptores, tomadas para eletrodomésticos e eletrônicos, tomadas para carregar o celular, precisam estar no topo da sua lista de prioridades.

Pesquise o preços dos materiais de construção e estabeleça uma rotina que deve ser seguida durante a obra, como por exemplo, prazos de entrega, acesso dos profissionais ao local, regras do condomínio para carga e descarga, horário permitido para fazer barulho, entre outros. Após esse item na lista estar completo é só iniciar as obras.

05 – Fuja dos atrasos na etapa final.

Lembra do item três? Pode até parecer repetitivo, mas nunca contrate profissionais sem indicações e boas referências. Dessa forma você evita surpresas desagradáveis que podem atrasar seu cronograma.

Siga o seu planejamento. Se nele você colocou que ia somente trocar o revestimento da parede da cozinha, você vai somente trocar o revestimento da cozinha. Tenha em mente que na hora de definir o seu orçamento ele foi baseado no seu planejamento, por isso ambos precisam ser seguidos à risca para não estourar seu orçamento.

Por último deixei para comprar os itens de decoração somente após a reforma ser concluída. Pode parecer um pouco monótono deixar a parte mais divertida para o final, porém é preciso focar no que é importante para o momento e além disso, ao deixar a decoração para o final, você não corre o risco de comprar uma peça que não caiba ou não combine com o ambiente reformado.


AE Patrimônio | O Jeito Certo de Escolher  Imóvel.

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!