Como funciona a permuta na venda de imóveis?
Embora ainda não represente uma parcela significativa dos contratos, a permuta vem se firmando com uma opção interessante para quem busca atrair um número maior de interessados na compra de um imóvel.
Se você tem dúvidas de como essa modalidade funciona na compra de imóveis, preparamos um post especial explicando como usar a permuta para vender o seu imóvel.
Como funciona a permuta?
Uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre as permutas, é que elas não ocorrem na troca por imóveis de mesmo valor, e sim, quando se coloca um imóvel de liquidez como parte do pagamento.
É muito comum durante as negociações com maior chance de fechamento aquelas que possibilitam ao vendedor receber, além do imóvel, uma quantia em dinheiro equivalente a 50% ou 60% do valor do imóvel negociado.
Converse com o proprietário.
Muitos proprietários na hora de disponibilizar o imóvel para à venda não sabem ou não deixam claro que aceitam a permuta como uma condição para a negociação do imóvel. Por isso é importante que o corretor explique como a modalidade funciona.
Além disso, em um mundo cada vez mais competitivo em que a internet oferece diversas possibilidades, é comum encontrar possíveis cobradores que só aceitam visitar um imóvel se o proprietário estiver aberto a permuta.
Pensando adiante.
Antes de qualquer ação é importante você visitar o imóvel, dessa forma o risco tanto de não gostar do imóvel como do proprietário não estar aberto a permuta é eliminado. Aqui vale a dica de trabalhar em duas frentes, a tentativa de permuta ou venda do seu imóvel.
Você pode colocar o seu imóvel para a venda e em paralelo, e visitar aqueles que se encaixam no seu perfil. Desse modo você aumenta as suas chances e o que se concretizar primeiro, vai permitir melhor negociação.
E as restrições?
Lembre-se que para que um imóvel possa fazer parte de uma negociação que envolva permuta, é preciso que o mesmo esteja devidamente quitado, pois será necessária a transferência para o novo morador.
Quanto aos honorários da imobiliária, cada proprietário faz o pagamento da parte que lhe cabe, conforme é previsto na autorização de venda e protegido pela legislação brasileira.
Tenha em mente que para a negociação da permuta ser bem sucedida um corretor é fundamental para não só intermediar os interesses, mas, assumir a responsabilidade de realizar um negócio seguro para ambas as partes, valorizando sempre a transparência e o respeito entre elas.
AE Patrimônio | O Jeito Certo de Escolher Imóvel.
- Artigo Anterior A Safra de Condomínios de Luxo no Interior Paulista
- Próximo Artigo Sorocaba em ascensão: no caminho do crescimento