Como funciona a permuta na hora de negociar imóveis?

Entre as tradicionais formas de negociações de compra e venda de imóveis, uma modalidade que vem ganhando destaque no mercado é a permuta. A prática, que consiste em trocar um imóvel por outro e repassar a diferença em dinheiro, aos poucos vem se tornando uma boa opção, tanto para quem compra como para quem vende imóveis. Mas como a permuta de imóveis funciona na prática?

Na prática a permuta pode tanto ocorrer com imóveis do mesmo valor, ou usar um móvel liquidar uma parte do pagamento. O mais comum é que durante é que a quantia negociável por imóvel em dinheiro seja, equivalente a 50% ou 60% do valor do imóvel negociado. Há casos em que um percentual mais alto é exigido o que muitas vezes acaba dificuldade o fechamento do negócio.

imagem: Shutterstock

Outro ponto é que nem sempre o proprietário na hora de divulgar o imóvel deixa claro que aceita a modalidade como parte do pagamento. Por isso é comum que esse tipo negociação as transações onde o imóvel adquirido na troca, garanta a liquidez ao proprietário, dessa forma permitindo uma comercialização mais fácil.

Porém, antes de levar em conta um proposta de permuta alguns pontos precisam ser ponderados como, por exemplo, se o imóvel permutado está de acordo com os interesses do proprietário no momento. Além disso, é importante você conhecer o imóvel antes de oferecer um bem seu como forma de pagamento.

imagem: Shutterstock

Com as atuais mudanças de mercado, está se tornando cada vez mais comum as imobiliárias receberem pessoas interessas em um determinado imóvel ou terreno, mas só visita-lo se o proprietário do mesmo estiver aberto a permuta.

Lembre-se que assim como em qualquer negociação a modalidade também tem suas restrições. Além do imóvel negociado estar quitado é necessário fazer a transferência dele para o novo morados. No caso da negociação ser feita por intermédio de uma imobiliária ou corretor, os mesmo devem receber os honorários conforme é definido na autorização da venda e preservado na legislação brasileira.

imagem: Shutterstock

Tenha em mente que embora a permuta de imóveis esteja ganhando o mercado, ela não é a mais simples das modalidades na hora da negociação. Por isso é importante contar com o auxílio de profissionais qualificados, para que o sonho não se torne uma pesadelo. O papel do corretor de imóveis é fundamental, pois ele será o responsável por não somente intermediar o interessante de ambas as partes, mas principalmente de valorizar acima de tudo a transparência da negociação.

A chave de um bom negócio é sempre o diálogo, por isso as duas partes precisam estar conscientes que os imóveis são bens distintos e com características que talvez não correspondem as expectativas desejadas.


AE Patrimônio | O Jeito Certo de Escolher  Imóvel.

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!